Hoje é
Ano Nacional Mariano


ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO
12 de outubro de 2016 - ANO NACIONAL MARIANO - 11 de outubro de 2017



PARA VIVÊNCIA DO ANO NACIONAL MARIANO
           
   
No último dia 12 de outubro, quando ainda vivíamos o Ano Extraordinário da Misericórdia, demos início ao Ano Nacional Mariano, em preparação aos 300 Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba do Sul. Desde 1.717, quando daquelas águas emergiu a Imagem de Graças da “Senhora Aparecida”, um sem número de homens e mulheres - tão milagrosamente abundante quanto a pesca que lá se seguiu - vem se deixando tomar pelas redes desse sublime mistério, para então percorrer o rio das virtudes como sinal de sua pertença ao Coração Imaculado de Nossa Senhora.
   
Em nossa Arquidiocese, também queremos beber dessas graças que nos chegam de Deus através da Santíssima Virgem neste Ano Jubilar Mariano. E o faremos de muitos modos. Nossa Igreja Particular, numa referência ao Santo Padre, o Papa Francisco, exorta-nos a buscar “na criatividade do amor” os resultados de uma fé decidida, operosa e urgente. Cada Comunidade Paroquial, cada organismo da Igreja, todos os Movimentos, Pastorais e Serviços, na vida de fé que têm, no itinerário de santidade que percorrem, nas ações pastorais com que se envolvem, encontrem e dinamizem as expressões com que querem, neste Ano Mariano, render graças ao Deus “que nos ofereceu - ofereceu ao Brasil - a sua própria Mãe”.

Dom Moacir Silva, nosso arcebispo, fala-nos, em   carta   datada de 14 de dezembro de 2016, da indulgência plenária concedida pelo Santo Padre, o Papa Francisco, aos fiéis verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade que, observando as condições habituais para se obter indulgência [confissão sacramental (que deve ser individual e íntegra), comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre (um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai…)], visitarem, em forma de peregrinação, a Basílica de Aparecida ou qualquer outra igreja paroquial, do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, e aí devotamente participarem das celebrações jubilares ou de promoções espirituais ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces a Deus por Maria, a serem concluídas pela Oração Dominical (Pai nosso), pelo símbolo da Fé (Creio em Deus…) e pelas invocações da Beata Maria Virgem, em favor da fidelidade do Brasil à vocação cristã, impetrando vocações sacerdotais e religiosas e em favor da defesa da família humana (cf. Penitenciaria Apostólica, Prot. nº 1015/16/1). Dom Moacir escreve-nos, ainda, que “os devotos fiéis, impedidos pela velhice ou grave doença, poderão igualmente alcançar a indulgência plenária se, assumida a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir - onde em primeiro lugar for possível - as três costumeiras condições, espiritualmente se dedicarem, diante de alguma pequena imagem da Virgem Aparecida, às funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria” (sic Carta supracitada).

A Comissão criada para nos ajudar a viver e a bem celebrar este Ano Jubilar Mariano propõe:

a visita das Paróquias, das Congregações Masculinas e Femininas, das todas Comunidades Religiosas e dos Seminários ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, da Vila Seixas, mediante agendamento, já a partir de 13 de fevereiro de 2017, exceto para as quintas-feiras, para que lá se celebrem Missas em favor do nosso e de todos os demais povos. As Paróquias hão de levar consigo os seus próprios Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, assim como aqueles fiéis que compõem a Pastoral para a Liturgia e Canto Litúrgico. Escolas, Creches, APAE’s e outros órgãos e entidades também poderão agendar suas visitas.

uma Escola Marial para as nossas 10 Foranias. As Foranias da Cidade de Ribeirão Preto formarão 02 (dois) grupos; o primeiro será constituído pelas Foranias Cristo Operário, Bom Jesus da Lapa e Santo Antônio, e o segundo, pelas Foranias São Sebastião, Sta. Maria Goretti e Sto. Antônio Maria Claret. Estes 02 (dois) grupos somados às 04 (quatro) Foranias do Interior nos darão 06 grupos no total. Seis (06) serão os temas abordados mensalmente, de março a agosto de 2017, por seis (06) assessores nomeados. Cada um dos assessores, então, percorrerá as 04 foranias do interior e os 02 grupos que se formaram das foranias da cidade de Ribeirão Preto. Assim sendo, todos os 06 temas serão abordados num mesmo mês, ao longo dos 06 meses da Escola. Pede-se aos Vigários Forâneos agendem as datas para a Escola Marial com os próprios assessores, cujos nomes se veem adiante e já associados aos temas que desenvolverão, a saber:
• Maria na Sagrada Escritura - Pe. Pedro Luiz Schiavinato;
• Maria nos Documentos da Igreja - Pe. Marcelo Luiz Machado;
• Os dogmas marianos da Virgindade e da Maternidade Divina (Theotokós) - Pe. Paulo Fernando de Mello Cunha;
• Os dogmas marianos da Imaculada Conceição e da Assunção - Pe. Mário Reis da Silveira;
• Maria na piedade popular - Profª. Drª. Nainora Maria Barbosa de Freitas; e
• Virtudes Marianas - Frei André Ferreira de Arruda, OAR.
um Congresso Mariano Arquidiocesano para os dias 17 e 18 de junho de 2017, entre os feriados de “Corpus Christi”, na quinta-feira, e do aniversário da cidade de Ribeirão Preto, na segunda-feira imediatamente seguinte. Doutra data não dispomos para um Congresso que vai se dar por módulos, que contará com oficinas, disporá de vários temas e que se encerrará com Missa que nos reunirá a todos. Embora aconteça num feriado prolongado, decidamo-nos por participar do Congresso e, por meio dele, homenagear a nossa Mãe e cantar louvores ao nosso Deus.

uma Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida no dia 23 de setembro de 2017, um sábado. As próprias Paróquias e Comunidades Religiosas hão de contratar as empresas de ônibus que as levarão. O horário da Santa Missa será às 10h30min. E traremos, dessa nossa peregrinação, a coroa com que, no encerramento do Ano Mariano, coroaremos a Imagem da Mãe Aparecida que está entronizada no Santuário Arquidiocesano da Vila Seixas. Para essa nossa visita ao Santuário Nacional, faremos uso de camisetas que nos identificarão como Família Arquidiocesana. A confecção das camisetas será de responsabilidade da Comissão para que o valor de cada uma delas, dada a quantidade que se fará para atender às todas Paróquias e Comunidades, seja o menor e, portanto, o mais acessível. Os pedidos de camisetas e de adesivos automotivos hão de ser feitos por intermédio do e-mail: contato@arquidioceserp.org.br. E todo material produzido ao longo do Ano Mariano estará disponível no site da Arquidiocese (www.arquidioceserp.org.br).


Até o dia 11 de outubro de 2017, quando então se encerrará o Ano Nacional Mariano, esforcemo-nos para, em nossa Arquidiocese, visitar as igrejas indulgenciadas que são: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto; igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sertãozinho; igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Brodowski; e igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jardinópolis.

Considerando que o dia 11 de outubro de 2017 cairá numa quarta-feira, teremos no domingo imediatamente anterior, dia 08, às 15h, o Momento Celebrativo que encerrará a vivência do Ano Nacional Mariano, e nele coroaremos a Imagem da Mãe Aparecida, como dito acima.

Nessa bonita empreitada que se seguirá pelos meses que formam o Ano Nacional Mariano, acompanhe-nos Nossa Senhora e com Ela “reaprendamos a seguir a Jesus e a ser cristãos hoje”.

Fraternalmente,


COMISSÃO PARA O ANO NACIONAL MARIANO*
ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO



*Dom Moacir Silva;
Pe. Luis Gustavo Tenan Benzi;
Pe. Mário Reis da Silveira;
Pe. Marcos Roberto Carlos;
Pe. Cacimiro Köche Rosa, fdcc;
Diác. Marcelo José Limberti;
Gabriel Balan Leme (seminarista da Teologia);
Leonardo Oliveira Silva (seminarista da Filosofia);
Irmã Bernarda Maria Alves, osboliv;
Inês Perone (Legião de Maria); e
Ana Alice Tavina (Movimento Apostólico de Schoenstatt).


Documentos Ano Nacional Mariano


Mensagem da CNBB - Convocação Ano Nacional Mariano

Mensagem de Abertura do Ano Nacional Mariano na Arquidiocese de Ribeirão Preto - 12.10.2016

Carta - Para Vivência do Ano Nacional Mariano

Carta Arcebispo - Indulgência Plenária do Ano Mariano - 14.12.2016

Programação Ano Nacional Mariano na cidade de Batatais

Ficha Adesão - Camiseta Peregrinação Arquidiocesana - Ano Nacional Mariano

Acesse o Roteiro de Oração














CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5