Hoje é
Conselho Arquidiocesano de Pastoral - CAP

Conselho Pastoral

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral - CAP - da Arquidiocese de Ribeirão Preto, órgão de natureza consultiva, é um Colégio formado de presbíteros, religiosos, e principalmente, de Leigos, identificando toda a porção do Povo de Deus que constitui esta Arquidiocese, para assessorar o Arcebispo em seu ministério pastoral.

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) conta com 73 integrantes: Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Vigários e Leigos Forâneos, Presidente e 02 Leigos Referenciais das 10 Comissões Pastorais.

Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019)

Com alegria e gratidão a Deus, nosso Senhor, apresento as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto para o período de 2015-2019; elas são o fruto maduro colhido de todo o processo da 14. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Ponto de Partida

Jesus  Cristo  é  a  fonte  de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. Em sua  missão evangelizadora, ela não comunica a si mesma, mas o Evangelho, a palavra  e a presença transformadora de Jesus Cristo, na realidade em que se encontra.  Ela  é  comunidade  dos  discípulos  missionários,  que respondem permanentemente pergunta decisiva: quem é Jesus Cristo? (Mc 8,27-29).
Tal  afirmação, expressa no número 4 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora  da  Igreja no Brasil (DGAE) 2015-2019, é o nosso ponto de partida.  Compreendemos,  pois,  que  o  fundamento  do  discipulado missionário é a contemplação e o seguimento de Jesus Cristo. 

Objetivo Geral

Como  Igreja  Particular,  nós,  em comunhão com toda a Igreja do Brasil, assumimos   o   objetivo  geral   das  Diretrizes  Gerais  da  Ação  Evangelizadora   da Igreja no Brasil (DGAE) 2015-2019, a saber:

EVANGELIZAR,
a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo,
como Igreja discípula, missionária, profética e
misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia,
luz da evangélica opção pelos pobres,
para que todos tenham vida,
rumo ao Reino definitivo.

As urgências

O   esquema  das urgências  e  perspectivas   de   ação  das  Diretrizes  Gerais   da    Ação   Evangelizadora  da  Igreja  no Brasil  (DGAE)  2015-2019  estrutura  as   Diretrizes  da  Ação  Evangelizadora  da Arquidiocese de Ribeirão Preto para responder  aos  desafios  constatados no processo da 14. Assembleia Arquidiocesana  de  Pastoral.  As  cinco  urgências  escolhidas   desde  2011  continuam  a  nos  interpelar,  pois  nasceram  da  missionariedade do Documento de  Aparecida  e  do  Magistério  do Papa Francisco. Assim, cremos que elas devem  tornar-se  prioridade  na  ação  evangelizadora da Igreja no Brasil.

São,  pois,  a prioridade de uma Igreja que, contemplativa e em missão, se coloca  próxima  do  coração  do Senhor  e dos  corações  nos  quais  o  Dele palpita  mais  forte  e mais vivaz,  mais    procura  do  nosso: os corações dos fracos  e  dos  marginalizados.   Assim:

1. Igreja em estado permanente de missão
2. Igreja: casa da iniciação vida cristã
3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral
4. Igreja:  comunidade  de comunidades
5. Igreja a serviço da vida plena para todos.

A 14. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no dia 13 de setembro de 2015, escolheu, para cada urgência, três indicações, vindas do processo da Assembleia, que  orientarão  nossa ação evangelizadora; para cada indicação, as Diretrizes apresentam perspectivas de ação para realizá-la.

    Aqui,  registro meu profundo agradecimento Comissão Especial para a 14. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral pelo incansável trabalho realizado; agradeço,  também,  a  todas as pessoas que compreenderam o espírito da Assembleia e, nela, participaram vivamente.

    Conto  com  o  empenho  de todos, pastores e fiéis, todas as pastorais, serviços  e movimentos presentes em nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto na aplicação  dessas  Diretrizes.  Que  Maria,  Mãe  da   Igreja,  nos   acompanhe    com  sua  materna  proteção  nesta missão e São Sebastião nosso Padroeiro, interceda por nós.


Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Acesse aqui as Diretrizes - DAEARP


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5