Hoje é
Secretariado de Pastoral

Secretariado de Pastoral

Histórico

Com a realização da 13ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 7 de setembro de 2009, no Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), foram indicadas como prioridades arquidiocesanas: Formação de Líderes, Família e Juventude. Nessa ocasião foi criado o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, tendo um presbítero e um leigo responsável por cada uma das prioridades, com a função de acolher as metas e atividades advindas da base, isto é, das foranias. Integrou ainda as ações do Secretariado de Pastoral um representante do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). O Plano de Ação Pastoral (2011-2015) e o Projeto de Ação Missionária Permanente Ser Igreja em Missão (SIM) constituíram a base de trabalho do Secretariado de Pastoral no período de 2009 a 2015.


14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Em 10 de setembro de 2014, na Reunião Geral do Clero, em Brodowski (SP), o arcebispo dom Moacir Silva, promulgou o Decreto de Convocação da 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, e entregou ao Clero tal convocação. O processo da 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral foi constituído de cinco momentos:

1º Momento: Processo de Consulta - 10/09/2014 a 31/12/2014

2º Momento: 
Assembleias das 10 Foranias - 01/01/2015 a 30/04/2015 
Processo de Consulta ao Conselho Arquidiocesano de Pastoral

3º Momento: 
Elaboração  do   Instrumento  de  Trabalho  -   01/05/2015  a   10/07/2015 e Revisão do Instrumento de Trabalho - 11/07/2015 a 22/08/2015

4º Momento: 
14ª Assembleia  Arquidiocesana de Pastoral - Manhã e Tarde - Local: Brodowski: Casa Dom Luís,  Seminário  Maria  Imaculada e   CEARP - 13/09/2015

5º Momento: Entrega do Documento Final da Assembleia - 22/11/2015

Com a promulgação e entrega das Diretrizes da Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019), na solenidade de Cristo Rei do Universo, em 22 de novembro de 2015, momento celebrativo da 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, temos em mãos diretrizes para o trabalho de evangelização na arquidiocese. As diretrizes estão organizadas a partir das cinco urgências pastorais, e cada uma destas urgências conta com um padre referencial e um leigo (ou diácono) que formam o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral com mandato de uma assembleia à outra. Os padres referenciais foram indicados pelo clero na reunião extraordinária do Clero de 31 de agosto de 2015 e comunicados depois pelo arcebispo. 

O Secretariado Arquidiocesano de Pastoral tem os seguintes objetivos: dinamizar e auxiliar na implementação das 'Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019)', Coordenar e supervisionar os encontros e atividades do Projeto de Ação Missionária Permanente Somos Igreja em Missão (SIM); Preparar e coordenar as reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP); Acompanhar os trabalhos das 10 Comissões Pastorais; Impulsionar a Pastoral de Conjunto, entre outras atividades.

Conselho Arquidiocesano de Pastoral - Com a 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral houve a reestruturação da representatividade e o formato do Conselho Arquidiocesano de Pastoral. Agora, participam deste conselho: Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Vigários e Leigos Forâneos, Presidente e 02 Leigos  Referenciais  das  10 Comissões. Ao todo o conselho é composto por 73 integrantes.

Comissões Pastorais - A 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral também reestruturou a organização pastoral arquidiocesana adequando-a conforme a estrutura das comissões pastorais do Regional Sul 1 da CNBB. Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, as pastorais, movimentos e serviços estão organizados em 10 comissões pastorais: Comissão Movimentos Eclesiais e Associações; Comissão Caridade Justiça e Paz; Comissão Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Comissão Laicato, Vida e  Família;  Comissão Ação Missionária e Cooperação Inter-eclesial; Comissão Animação Bíblico-Catequética; Comissão Liturgia; Comissão Cultura, Educação e Comunicação; Comissão Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e Comissão Administrativa. 


Integrantes do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral (2016-2019)

Arcebispo: Dom Moacir Silva
Coordenador de Pastoral: Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi
Secretário Adjunto: Márcio Smiguel Pimenta

1ª Urgência – Igreja em estado permanente de missão: Pe. Ilson Vicente Olimpio e Neivaldo Barrachi
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã: Pe. Marcelo Luiz Machado e Ondina Magnusson Naves Reis
3ª Urgência – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral: Pe. Pedro Luís Schiavinato e Paulo César Nascimento
4ª Urgência – Igreja: comunidade de comunidades: Pe. Kleber Tostes Pedro e Andréa Vitaliano
5ª Urgência – Igreja a serviço da vida plena para todos: Pe. André Luiz Massaro e Diác. Francisco Alves Ferreira Neto


Contato: 
E-mail:   contato@arquidioceserp.org.br


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Expediente: de 2a a 6a feira das 17h às 20h
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