Hoje é
Arquivo Histrico

20/08
2013

Diversos

Igreja de Santa Rita: 150 anos de história e vida


Uma comemoração de 150 anos não acontece todos os dias e representa um marco histórico na vida de uma comunidade. A vida da comunidade em sua plenitude precisa preservar a história e a memória de suas tradições para transmiti-las s novas gerações. A cidade de Santa Rita do Passa Quatro, estância turística e município com 27.171 habitantes, recebeu de presente a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia restaurada e reformada no ano da celebração do seu sesquicentenário de criação paroquial. E como diz a letra do hino "150 anos de evangelização", de autoria de Francisco Patrício dos Santos e Norma Jamus Villela, "Os cento e cinquenta anos da Igreja festejamos, muitas graças derramadas pelo Pai celestial. O nosso templo sagrado, onde Cristo é o caminho, o sentido da vida, onde nossa padroeira é a gloriosa Santa Rita. uma Igreja peregrina em vigília dia e noite, vai cantando, vai orando, com amor no coração", sintetiza a trajetória de todos aqueles que contribuíram para a edificação deste templo.

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior, sss, esteve na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, no dia 20 de dezembro de 2009, a convite do pároco padre Hélio Tadeu da Silva e do Vigário Paroquial padre Ricardo Rodrigues Ribeiro, para presidir a concelebração eucarística de Sagração e Dedicação da Igreja.

Procissão No pórtico da cidade, s 8h30, centenas de fiéis se posicionaram para participar da procissão com a imagem de Santa Rita de Cássia. O trajeto percorreu a avenida principal que estava toda ornamentada por tapetes confeccionados de areia colorida nas cores vermelho e verde e painéis de pano com figuras estampadas. Adultos, Idosos, Jovens, Crianças, refletiam no olhar a fé e a veneração pela santa padroeira da cidade. Com cantos e orações a procissão chamava a atenção moradores em suas casas que saiam para saudar Santa Rita. Dos céus um helicóptero lançava pétalas de rosas sobre os fiéis. Na chegada praça da matriz, o arcebispo com os padres concelebrantes saudaram a padroeira Santa Rita. Antes da entrada na Igreja, D. Joviano recebeu as chaves da matriz e descerrou na praça a placa comemorativa dos 150 anos.

Celebração A concelebração eucarística presidida pelo arcebispo D. Joviano, contou com a presença de Dom Diógenes Silva Mathes, bispo emérito da diocese de Franca, e dos padres Antônio lcio de Souza, Claudemir Martins, Fábio de Carvalho, Ivonei Adriani Burtia, José Eduardo Previato Carmanhan, Luís Fernando Carnielli Gataroso, Reginaldo Belém, Luciano Carlos da Silva, João Carlos Pedroza, Rodrigo Antônio de Souza, Josirlei Aparecido da Silva, Tarcísio Teófilo Pescarolo, FDCC, Diácono Antônio Centenário, e o seminarista Erickson dos Santos.

Sagração e Dedicação da Igreja Durante a concelebração Eucarística a Igreja com rito próprio em suas várias etapas a igreja foi sagrada e dedicada. Primeiro, a bênção da água e aspersão do templo, sinal de penitência e memória do batismo, purificando as paredes da nova Igreja e o novo altar. Após a Liturgia da Palavra, a Unção do altar e das paredes da Igreja com o óleo do Santo Crisma, representando a força do Espírito Santo. Em seguida a Incensação do templo, acendendo o incenso em um candeeiro para a purificação da casa de Deus, como diz a letra da música: Como a fumaça do incenso, suba nossa oração; chegue a ti, Senhor, chegue a ti, esta louvação!. Terminada a incensação, o Diácono recebeu do arcebispo uma vela acesa para acender as velas do altar, símbolo da luz que é Cristo, e neste instante as luzes da igreja foram acesas. Antes do final da celebração, o arcebispo em procissão junto com os padres concelebrantes se dirigiu para a inaugurar a Capela do Santíssimo Sacramento. Após a bênção final, os fiéis seguiram para a frente da Igreja onde cantaram o parabéns diante de um bolo que depois foi partilhado por todos os fiéis. Viva os 150 anos da Matriz de Santa Rita de Cássia!


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5