Hoje é
Arquivo Histórico

20/08
2013

Diversos

Igreja São Benedito


A igreja de São Benedito, em Ribeirão Preto, está construída na Rua Prudente de Moraes, 657, em terreno doado pelo casal João Baptista Nogueira da Costa e senhora Maria Úrsula Nogueira, conforme Escritura de 6 de março de 1907, do 1º Tabelião de Ribeirão Preto.

O terreno mede 44 metros de frente, por 27 metros de um lado onde confronta com a Rua Prudente de Moraes com a qual faz esquina e 27 metros de outro lado onde confronta com o prédio número 859 da Rua Barão do Amazonas e 44 metros nos fundos, onde confronta com terreno com área total de 1.188 metros quadrados cadastrado na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. A Igreja foi construída em 1920 por dom Alberto José Gonçalves, primeiro bispo diocesano. Durante muitos anos foi Capelão desta igreja o Cônego Francisco de Assis Barros, que faleceu no dia 12 de outubro de 1942 e está sepultado (trazido seu corpo de São Paulo, onde faleceu) no Cemitério da Saudade nesta cidade, Quadra número 8, da Irmandade do Santíssimo.

Mais tarde dom Manuel da Silveira D´Elboux reformou e ampliou a igreja São Benedito e, em 1943, a confiou à direção das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado com a responsabilidade de dirigir um Pensionato para moças, em prédio anexo à igreja onde passaram a residir e encarregadas de promover nesta igreja a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Inicialmente funcionou a adoração aos domingos e quintas-feiras, depois em outros dias da semana. Aos domingos a Missa era celebrada às 9 horas e durante a semana era dada a Bênção Eucarística às 17 horas.

Em 1969 dom Frei Felício César da Cunha Vasconcellos, nomeou o Cônego Arnaldo Álvaro Padovani Capelão da Igreja São Benedito para zelar também da Adoração Eucarística e celebrar a Missa diariamente. Ali eram também celebrados batizados e casamentos.

Em 1973 as Irmãs Missionárias deixaram os trabalhos no Pensionato e na Igreja por falta de pessoal na Comunidade Religiosa de Jesus Crucificado.

Em 1974 dom Bernardo José Bueno Miele separou a igreja da residência onde funcionava o Pensionato. Construiu em separado alguns cômodos para uso somente da Igreja.

Novas instalações hidráulicas e elétricas foram colocadas.

Em 1998 dom Arnaldo Ribeiro elevou a Igreja à categoria de Reitoria, com Livros de assentamentos de Batismo e Casamentos que estão na Igreja, a partir daquela data.

Houve vários e sucessivos trabalhos de manutenção da Igreja. No dia 11 de maio – festa de Pentecostes de 2008 – dom Joviano de Lima Júnior, sss, convidou irmãs do Instituto “Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento”, a quem confiou, através de um contrato provisório e experimental de dois anos, o serviço da Adoração Eucarística em clima de silêncio e oração diurna. Isto vem acontecendo (com seis irmãs) das 9 às 16 horas diariamente. A Igreja continua normalmente com os seus ofícios e a celebração da Santa Missa nos domingos às 10 horas e, durante a semana de segunda à sábado às 17 horas. As irmãs provisoriamente passaram a residir no espaço onde estão os cômodos construídos por dom Bernardo José Bueno Miele.

Autor: Cônego Arnaldo Álvaro Padovani

Fonte: Cônego Arnaldo Álvaro Padovani


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5