Hoje é
Entrevistas

19/09
2013

Padre Cláudio assume missão em Manaus

Padre Cláudio assumiu em outubro o trabalho missionário em Manaus. Confira a entrevista.


Padre Cláudio assume missão em Manaus



O padre Cláudio Pires Marçal, até então pároco de Nossa Senhora do Jubileu: Mãe da Divina Graça, em Ribeirão Preto, passou a integrar a partir deste mês de outubro, o Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus. Padre Cláudio assumiu a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea, Amazonas, em substituição ao padre Acássio Ferreira Rocha que retornou a arquidiocese para tratamento de saúde.

Em entrevista o padre Cláudio Pires Marçal nos conta os motivos, as expectativas, e os desafios que o levaram a a integrar o Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus.

Igreja-Hoje - Qual motivação o levou a assumir este desafio missionário?

Padre Cláudio - O Evangelho. Tenho comigo, e isso aprendi da Igreja, que a Igreja é essencialmente missionária, por isso costumo dizer que se não somos missionários somos qualquer coisa, menos a Igreja de Cristo. Desde a formação no seminário participei e coordenei por um ano o Conselho Missionário do Seminário (Comise), e busquei também, estar presente naquelas pastorais que chamamos de fronteira, como é o caso da Pastoral Carcerária da qual fui assessor arquidiocesano e da sub-região RP1.

IH - O que significa ser um padre missionário?

Padre Cláudio - Assumir o meu ministério. Embora, não acredite que sejamos missionários somente quando saímos de nossa Arquidiocese. Toda ação pastoral é que deve ser missionária, seja aqui ou lá. O fato de estar indo para Manaus é somente uma resposta ao Projeto Missionário que há entre o Sul 1 e o Norte 1 da CNBB e as Arquidioceses de Ribeirão Preto e Manaus.

IH - Qual será o trabalho missionário em Manaus?

Padre Cláudio - Em Manaus ficarei na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Careiro da Várzea, uma ilha com aproximadamente noventa comunidades ribeirinhas, onde marcamos presença em oitenta e três destas. Nesta paróquia o padre Acássio desenvolveu um ótimo trabalho. Agora, unido com a comunidade continuaremos a construir e anunciar o Reino.

IH - Que desafios serão mais urgentes neste início de missão?

Padre Cláudio - Devido as dificuldades de locomoção, um dos desafios é a presença do Ministro Ordenado, por isso além de buscarmos intensificar esta presença, no primeiro semestre do próximo ano trabalharemos a formação de ministros da Palavra e da iniciação cristã.

IH - Quais as expectativas para assumir esta missão?

Padre Cláudio - A maior expectativa é a do aprendizado, aprendizado que com certeza se dará no encontro com esta realidade tão diferente da nossa. Que nossa comunidade arquidiocesana possa rezar por nós: padre Marcus e eu, para que guiados pelo Espírito Santo, possamos nos empenhar no anúncio do Cristo vivo.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5