Hoje é
Entrevistas

13/11
2014

Jovens evangelizam jovens no Dia Nacional da Juventude

Em entrevista o assessor arquidiocesano do Setor Juventude e pároco da paróquia Nossa Senhora dos Canaviais, em Ribeirão Preto, padre Anderson Xavier Lopes explica a importância do DNJ 2014.


Jovens evangelizam jovens no Dia Nacional da Juventude


No dia 16 de novembro, o Setor Juventude, promove o Dia Nacional da Juventude, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão Preto. O início será s 8h30 e encerramento s 12h com a missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva. Na véspera, 15, os jovens fazem nas ruas do bairro a missão de evangelização. Em entrevista o assessor arquidiocesano do Setor Juventude e pároco da paróquia Nossa Senhora dos Canaviais, em Ribeirão Preto, padre Anderson Xavier Lopes explica a importância do DNJ.

Igreja-Hoje - Qual o tema do DNJ 2014 e a sua importância para a juventude?

Padre Anderson - O tema deste ano é: Feitos para sermos livres, não escravos e a iluminação bíblica: Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor (Jr 22, 3a). O Dia Nacional da Juventude (DNJ) segue a tradição de dar continuidade s reflexões que surgiram durante a Campanha da Fraternidade deste ano. O tema é importante e pertinente uma vez que ajuda os jovens a refletirem sobre o tráfico humano, a escravidão e tantas outras formas de privação da liberdade que é condição implícita aos filhos de Deus.

IH - Como será a celebração do DNJ na Arquidiocese de RP?

Padre Anderson - A celebração do DNJ em nossa arquidiocese acontecerá em dois momentos, primeiro no sábado, 15 de novembro, uma missão que ocorrerá nos bares, lanchonetes e pizzarias no percurso da Avenida do Café. Os jovens terão, antes da missão, a formação e a espiritualidade missionária. No domingo, 16, a partir das 8 horas, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, teremos a celebração do DNJ com várias atividades e o encerramento em missa presidida por dom Moacir, s 12h.

IH - Como o DNJ pode ser oportunidade para a evangelização dos jovens?

Padre Anderson - O DNJ é oportunidade para evangelização uma vez que ele é realizado pelos jovens. Ou seja, o jovem coloca em prática aquilo que durante o ano celebrou, refletiu e buscou durante o ano em sua paróquia. Assim o DNJ é momento ímpar na vida de nossa juventude arquidiocesana ao convocar a juventude para juntos, reunidos em torno do nosso arcebispo, testemunhar este compromisso de anunciar o Evangelho de modo eficaz para os outros jovens.

IH - Jovens evangelizando jovens: esse é o caminho para a presença e a atuação da juventude na Igreja como discípulos missionários de Cristo?

Padre Anderson - Sem dúvida o jovem é mais eficiente e perspicaz na evangelização de outros jovens, pois somente ele sabe o que outro jovem sente e pensa. Evidentemente que o jovem precisa ser instruído, orientado e ajudado, mas ele sabe o que o jovem gosta e pensa. Os jovens precisam encontrar nas nossas comunidades, acolhida, e acima de tudo orientação. Eles precisam se sentirem amados para que assim suas energias sejam direcionadas para ajudar na evangelização.

IH - Como você avalia a participação e a presença dos jovens na Igreja?

Padre Anderson - Vejo a participação dos jovens na Igreja com esperança. Isto porque o jovem deixou de ser o futuro, e passou a encontrar o seu lugar no presente da Igreja. A Igreja desta forma se torna jovem, sem deixar de ser Igreja. Os jovens trazem para a nossa Igreja alegria, esperança, movimento e acima de tudo o rosto jovem de Jesus Cristo que a todos acolhe e convoca para uma missão bem específica. Os jovens demonstram com muita alegria que ser Igreja é de fato continuar a ser jovem mas de um modo diferente, ou seja, sendo de Deus.



CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5