Hoje é
Notícias

19/04
2017

Paróquias

Comoção e orações na despedida de Dom Hipólito

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, presidiu na manhã deste Sábado Santo, 15 de abril, s 9h, na Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, a celebração exequial e rito de encomendação e despedida


Comoção e orações na despedida de Dom Hipólito

Celebração exequial de Dom Hipólito Maria Tedeschi, OSBOliv.


Acesse a Galeria de Fotos


Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que tenha morrido, viverá. Quem vive e crê em Mim viverá eternamente

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, presidiu na manhã do Sábado Santo, 15 de abril, s 9h, na Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, a celebração exequial e rito de encomendação e despedida do corpo de Dom Hipólito Maria Tedeschi, OSBOliv, 86 anos, falecido na Sexta-feira Santa, 14 de abril, em Ribeirão Preto (SP). A celebração exequial contou com a presença dos monges beneditinos, padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Dom Hipólito era monge beneditino da comunidade monástica do Mosteiro Beneditino de Ribeirão Preto e exerceu por 37 anos, em dois períodos, a função de pároco da Igreja Abacial Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.

As dependências da Igreja Abacial de Santo Antônio de Pádua ficaram lotadas com a presença de paroquianos e amigos, que comovidos e envolvidos no clima de oração, se despediram e rezaram por este servo fiel de Deus que retorna Casa do Pai.   

Dom Moacir Silva, ao refletir as leituras proclamadas, ressaltou a esperança na ressurreição. Em Cristo, brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola, disse o arcebispo.

E, prosseguindo na reflexão, o arcebispo exaltou a dedicação e o serviço de Dom Hipólito pela causa do Reino de Deus. Quem se dedicou de maneira fiel causa do Evangelho encontrará em Deus recompensa eterna. E Dom Hipólito, só aqui nesta comunidade, exerceu a função de pároco por 37 anos, em dois períodos. Na lógica de Cristo, o serviço comunidade dos remidos torna-se assim motivo de glória e de vida sem fim. Quem, durante a peregrinação terrena, despendeu toda a energia pelo Reino de Deus, será acolhido por Ele, Aquele que vive, que venceu a morte e agora está sentado direita do Pai. Dom Hipólito, durante a sua existência sacerdotal, anunciou o Evangelho, trabalhou para a edificação da Igreja, distribuiu os dons da graça dos sacramentos; fez o bem. Agora, com coração reconhecido, confiamos este nosso irmão generosa recompensa do Senhor pelas obras boas e pelos exemplos positivos que nos deixou. Confiamos, além disso, sua infinita misericórdia, implorando-Lhe para ele a justificação de todo o resíduo de debilidade humana, salientou dom Moacir.

Ao concluir a reflexão, dom Moacir, dirigiu orações pelo descanso eterno de Dom Hipólito: Caríssimos Irmãos e Irmãs, a certeza de que Cristo é o nosso Salvador e que por nós morreu e ressuscitou, nos conforta e nos sustenta, enquanto prosseguimos a nossa peregrinação rumo Pátria celeste. Queremos reafirmar esta fé, enquanto elevamos a nossa oração pelo descanso eterno de nosso caríssimo Dom Hipólito. Queremos renovar a confortadora consciência de que um dia nos encontraremos juntamente com ele, a fim de louvar para sempre o Senhor da misericórdia e da vida. Enquanto confiamos ao Supremo Pastor este nosso irmão no sacerdócio, que Ele chamou a Si, renovemos a nossa adesão a Cristo, na esperança de que um dia seja dado também a nós ouvir a sua voz consoladora: Vem, servo bom e fiel, toma parte na glória do teu Senhor (cf. Mt 25, 21). A Maria, Mãe dos Sacerdotes e Mãe da Esperança, confiamos este seu filho, para que o introduza no Reino da bem-aventurança eterna. Em Cristo, descansa em paz! Amém, concluiu o arcebispo

Terminada a celebração exequial o féretro seguiu para o sepultamento no Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto.




CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5