Hoje é
Notícias

18/05
2017

Comissão Animação Bíblico-Catequética

Catequistas se reúnem em Brodowski para a VI capacitação arquidiocesana

Com o tema A alegria de iniciar discípulos missionários na mudança de época, nos dias 6 e 7 de maio, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), ocorreu a VI Capacitação de Catequistas


Catequistas se reúnem em Brodowski para a VI capacitação arquidiocesana

Acesse a Galeria de Fotos

Com o tema A alegria de iniciar discípulos missionários na mudança de época, nos dias 6 e 7 de maio, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), ocorreu a VI Capacitação de Catequistas. A capacitação teve como público alvo os coordenadores paroquiais: da Catequese, do Batismo, da Crisma e da Catequese de Adultos. Organizado pela Equipe para a Animação Bíblico-Catequética, a formação contou com a presença de 80 catequistas que aprofundaram o método teológico vivido em nossa América Latina. O encontro começou no sábado (6), s 8h, e terminou, no domingo (7), s 17h.

Esta sexta edição da capacitação recebeu o mesmo espírito de comunhão e participação, inspirado nas motivações de dom Joviano de Lima Júnior que, em 2009, motivado pela 3 Semana Brasileira de Catequese e pela 13 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, julgou importante deixar o período do carnaval, em fevereiro, reservado formação dos catequistas de nossa arquidiocese, nos mais diferentes níveis, sempre na visão de promover uma Pastoral Catequética serviço da Iniciação Vida Cristã. A partir desta definição, a Equipe Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética e o Secretariado de Pastoral buscam, anualmente, responder aos sinais dos tempos sensibilizados com os apelos e necessidades da Igreja Particular.

Em 2016, o Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM publicou um breve, porém, profundo documento intitulado: La alegría de iniciar discípulos misioneros en el cambio de época, recentemente traduzido em língua portuguesa pela Edições CNBB e utilizado nesta capacitação. O objetivo da VI Capacitação buscou dinamizar a apresentação deste documento a nível arquidiocesano.

O arcebispo dom Moacir Silva, na abertura, saudou os catequistas e trouxe novidades da 55 Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 26 de abril a 5 de maio, que após trabalhar o tema central em diversas sessões do encontro, votou e aprovou o texto final. Na sequência, o padre Marcelo Luiz Machado apresentou a estrutura do documento a partir do método teológico (Ver-Julgar-Agir), adotado na América Latina desde a recepção criativa do Vaticano II na Conferência de Medellín, em 1968.

A capacitação contou com três facilitadores convidados para aprofundar o método latino-americano que ganhou um novo frescor, a grande novidade do documento: o momento de CONTEMPLAR, no caminho percorrido pela catequese na América Latina desde o impulso dado pelo Concílio Vaticano II e assumido nas Conferências Episcopais de Medellín, Puebla, Santo Domingo, Aparecida e nas Semanas Latino-Americanas de Catequese. Em meio mudança de época vivida, somos chamados a superar a crise da transmissão da fé, promovendo a conversão pastoral e o ânimo missionário. Este primeiro momento foi apresentado pela coordenadora da Catequese da Diocese de Franca, a catequista Imaculada Cintra.

Outro facilitador foi o padre Antônio lcio de Souza (Pitico), que nos ajudou no segundo momento do método: o de DISCERNIR alguns critérios de iluminação sobre a catequese como um processo de iniciação vida cristã que busca integrar todas as dimensões da pessoa, tendo como fonte e inspiração o catecumenato dos primeiros séculos e o primeiro anúncio a partir do kerigma. O novo paradigma exige catequistas e uma comunidade aberta formação e ao entusiasmo missionário, que no processo de fé deve levar sempre ao encontro com Jesus Cristo vivo.

Por fim, o seminarista Adailton Gomes, do terceiro ano de Teologia e membro da Equipe Arquidiocesana, colaborou com o momento de PROPOR novos horizontes para a catequese ante um futuro carregado de esperança, sem esquecer que toda renovação requer tempo e paciência. Toda evangelização exige um processo de conversão pastoral, gerando uma mudança de mentalidade e uma mentalidade de mudança: IGREJA (em saída missionária); CATEQUESE ( serviço da Iniciação Vida Cristã); AOS CATEQUIZANDOS (a partir dos adultos); AOS CATEQUISTAS (TESTEMUNHA E MISTAGOGO).
Que mais este momento de formação colabore na ação evangelizadora e conscientização de todos para viver a Iniciação Vida Cristã desde os adultos até as crianças, já que este tema é uma das urgências na Igreja do Brasil e assumidas também em nossa arquidiocese.

Pe. Marcelo Luiz Machado
Assessor Arquidiocesano 

Materiais da VI Capacitação



O Método na Igreja Latino-Americana - Padre Marcelo Machado

Contemplar -  Imaculada Cintra

Discernir - Padre Antônio lcio de Souza (Pitico)

Propor - Seminarista Adailton Gomes

Vídeo Tempestade - VI Capacitação de Catequistas - 2017



CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5