Hoje é
Notícias

05/07
2017

Clero

A Família e a preparação para o sacramento do Matrimônio

O arcebispo, os padres e diáconos, estiveram reunidos nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, na Casa Dom Luis, em Brodowski (SP), para a Atualização Teológico-Pastoral do Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto


A Família e a preparação para o sacramento do Matrimônio

O arcebispo, os padres e diáconos, estiveram reunidos nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, na Casa Dom Luis, em Brodowski (SP), para a Atualização Teológico-Pastoral do Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto. O tema escolhido para esta edição foi: “A Família e a preparação para o sacramento do Matrimônio”, e a reflexão se deu à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia,  dando  ênfase às reflexões e desafios da Pastoral Matrimonial.  A  atualização  deu sequência às reflexões  da atualização de 2016, que refletiu o tema:   “O   fundamento da Pastoral Familiar: do Concílio Vaticano ao Sínodo da Família”.   A   atualização insere-se  no   processo  de formação permanente do Clero e na aplicação das perspectivas de ação pastoral da 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, contidos  nas  urgências  pastorais das Diretrizes  da  Ação   Evangelizadora   da   Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019). 

O texto preparatório para a atualização encaminhado aos padres e diáconos indicou a importância da continuidade do estudo da Exortação Pós-Sinodal “Amoris Laetitia”. “Há quem possa questionar sobre a necessidade de se estudar, novamente, a referida Exortação Apostólica, uma vez que a mesma foi o tema de nossa Atualização no ano de 2016,   o mesmo  de seu lançamento. Porém,  faz-se  mister destacar que é linguagem   comum  na  Igreja  que o conteúdo    da  Amoris Laetitia  oferece-nos um cabedal imenso de reflexões e   aprofundamentos,   tamanha a profundidade  e  complexidade  de seus apontamentos”.

A atualização contou com a assessoria de André Parreira, da diocese de São João Del Rey, Minas Gerais, que juntamente com sua esposa Karina Parreira, são membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e do Instituto Nacional  da  Família  e  da  Pastoral Familiar (INAPAF), e autores do livro “Encontros  de   Preparação  para  o Matrimônio”, publicado pela Comissão Nacional  de Pastoral Familiar; como também da Equipe Arquidiocesana da Pastoral Familiar. 

O assessor, André Parreira, apresentou  um  itinerário dos documentos da Igreja, e  explicitou a experiência de um trabalho de preparação ao matrimônio a partir de um material de apoio, isto é, o livro “Encontros de Preparação para o Matrimônio”,  que  tem  a intenção de propiciar  aos  casais,  noivos ou namorados,  uma reflexão profunda e discernimento durante o período de preparação ao sacramento do matrimônio.

Outro momento forte da atualização foi a presença da Pastoral Familiar Arquidiocesana  e de Movimentos Familiares para apresentar o mapeamento da organização dos trabalhos arquidiocesanos da Pastoral Familiar e dos Movimentos no âmbito da evangelização da família. O objetivo é fortalecer e dedicar uma maior atenção às famílias, principalmente na elaboração de um projeto comum de catequese matrimonial em vista da preparação para o sacramento do matrimônio.

Abaixo disponibilizamos o material utilizado pelo assessor e materiais (roteiro e dinâmicas) usados no Encontro de Namorados da paróquia Santo Estevão Diácono.


Acesse os materiais (subsídios)


Pastoral Matrimonial - André Parreira

Apresentação Encontro Namorados

Encontro de Namorados - Pastoral Matrimonial (Roteiro)

Dinâmica Bexigas - Encontro de Namorados

Dinâmica Cheios do Espírito Santo

Dinâmica Medidor de Estresse

Dinâmica do Barbante




CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5