Hoje é
Notícias

20/07
2017

Pastoral Presbiteral

Retiro Espiritual dos Padres em Brodowski

De 3 a 7 de julho de 2017, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), foi realizado o Retiro Espiritual dos Presbíteros de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, sob a orientação do pregador Dom Antônio Emídio Vilar


Retiro Espiritual dos Padres em Brodowski

De 3 a 7 de julho de 2017, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), foi realizado o Retiro Espiritual dos Presbíteros de nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, sob a orientação do pregador Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP). O retiro foi marcado por diversos momentos de orações, de reflexões comunitárias e pessoais, silêncio, convivência fraterna, partilha de experiências, na certeza de um fortalecimento da vida e ministério presbiteral, auxiliando no sim e na entrega de cada presbítero, de forma que a Igreja continue cumprindo sua missão de ser sal e luz do mundo, através de tão excelsa vocação.

Dentro desse contexto, partilhamos, aqui, alguns pontos de reflexão do pregador, que enriqueceram o retiro, permitindo muitos frutos na vida de cada presbítero participante.

Em primeiro lugar, uma consciência de que o retiro é um dom de Deus para nossa vida. Retiro é primado do Senhor. Somos instrumentos, mesmo que as coisas pareçam contrárias, em uma sociedade tão desafiadora, como hoje. O retiro abastece o mistério do chamado de Deus. o momento da graça e nos faz verificar o todo da caminhada. Assim, pelo retiro, somos convidados a aprofundar a imagem teológica, mas também a imagem sociológica, ou seja, olhar a realidade e perceber os sinais dos tempos.

no silêncio do coração que o mistério se dá a nós. Sendo assim, somos preparados para refletir a crise de identidade: excesso do eu! Diante do primado do eu, cabe a cada um manifestar o primado de Deus. 

No coração do Evangelho está o Cristo Bom Pastor. O presbítero antes de ajudar, cresce! servo! Antes de anunciar, aprofunda em si o próprio anúncio. Não repetimos ideias, vivenciamos o que professamos. preciso, portanto, ver Cristo no padre, ver Cristo no povo e ver Cristo no presbitério.

E, por fim, aprendemos a necessidade de se buscar a cultura da solidariedade. Homens da misericórdia, da compaixão. O primeiro passo é tomar consciência da própria limitação. essencial unir a santidade do ministério presbiteral com a fragilidade da existência. Somos pessoas disponíveis, fáceis de sermos encontrados, no entanto, não podemos transformar a própria vida numa corrida desenfreada.

Que sejamos dóceis ao Espírito Santo, deixando-nos ser conduzidos pela experiência da conversão diária, acolhendo o projeto divino no coração, com alegria, fé, otimismo, esperança e amor.

Palavra de Dom Antônio Emídio Vilar, SDB

Foi uma alegria muito grande por eu ser original de Batatais e pela primeira vez ter este momento tão intenso com a Igreja Particular, com o arcebispo dom Moacir, com os padres. E, todo o retiro girou ao redor da identidade e da espiritualidade presbiteral. Pude refletir com todos a vida e o ministério dos presbíteros a partir das fontes do Evangelho e do Concílio Vaticano II, o coração do Bom Pastor, a misericórdia, os sinais dos tempos, a realidade do mundo de hoje, e depois, trabalhamos também as questões relativas s dimensões do ministério da Palavra, do Altar e da Caridade, seguindo depois os conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência do presbítero. Terminamos com a proposta do Papa Francisco para o Sínodo da Juventude que trabalha os jovens, a fé e o discernimento vocacional abrindo horizontes de participação do sínodo e do protagonismo juvenil, sobretudo em relação as vocações que é missão de todos nós no acompanhamento do discernimento vocacional. Fiquei muito contente de estar juntos aos padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Pastoral Presbiteral
Arquidiocese de Ribeirão Preto










CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5