Hoje é
Notícias

06/10
2017

Clero

Reunião Geral do Clero em Brodowski

Os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto estiveram reunidos na quinta-feira, 5 de outubro, das 8h30 às 15h, Casa Dom Luis, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo Dom Moacir Silva


Reunião Geral do Clero em Brodowski

Os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto estiveram reunidos na quinta-feira, 5 de outubro, das 8h30 às 15h, Casa Dom Luis, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo Dom Moacir Silva, para a segunda Reunião Geral do Clero deste ano. A reunião começou com a oração da Hora Média na Capela, e depois, no Auditório, a acolhida de dom Moacir Silva, e na sequência a pauta com diversos temas da vida pastoral arquidiocesana.

O arcebispo dom Moacir Silva na abertura da reunião saudou os padres e diáconos e convidou o secretário da Pastoral Presbiteral, padre José Eduardo Previato Carmanham, a fazer a leitura da ata da reunião de 16 de março. Na sequência dom Moacir Silva fez os seguintes comunicados: 1) O padre Círio Alessandro Jacinto foi nomeado vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Brodowski; 2) A nomeação do padre Adriano Aparecido Oliveira dos Santos como vigário paroquial da paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa, em Ribeirão Preto; e 3) O padre Ednaldo Antônio Marfil de Jesus iniciou um período de experiência na diocese de Limeira.   

O primeiro tema da pauta da reunião consistiu num momento de formação. Dom Moacir Silva apresentou uma breve reflexão do documento: “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral”, da Congregação para o Clero e que trata dos fundamentos da formação sacerdotal.
Depois de uma breve parada para o cafezinho, prontamente o Clero acolheu a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança. A coordenadora Maria Aparecida Menezes de Paula (Mariinha), a vice coordenadora Iria das Graças Gomes, e o padre Adriano Aparecido, assessor. Mariinha apresentou primeiro um vídeo produzido em 2013 por ocasião dos 40 anos da criação da pastoral. Em seguida, a coordenadora explicou como está a abrangência da Pastoral da Criança na arquidiocese e pediu o apoio e a cooperação aos padres. Mariinha lembrou que nos dias 7 e 8 de outubro ocorrerá a Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Criança, na Quase Paróquia São Mateus Apóstolo, e que nesta assembleia será eleita a nova coordenação. 

Antes do almoço, o coordenador de Pastoral, padre Luis Gustavo Tenan Benzi, coordenou a apresentação dos diversos comunicados pastorais.

No período da tarde o clero teve acesso a proposta da programação do Ano do Laicato 2018, e na sequência, em grupos, ocorreu o estudo do subsídio: Acolhida da Exortação Apostólica Amoris Laetittia pela Igreja no Brasil, Volume 9, da Coleção Sendas, das Edições CNBB. O último tema da reunião esteve à cargo do arcebispo dom Moacir que abordou os documentos arquidiocesanos: “Normas Pastorais para os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Ribeirão Preto” e “Carta Pastoral sobre a Preparação para o Sacramento do Matrimônio na Arquidiocese de Ribeirão Preto”.

A reunião terminou com a oração Mariana na Capela.








CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5