Hoje é
Notícias

24/11
2017

Ano Nacional do Laicato

Ano do Laicato e Campanha para a Evangelização 2017

Neste mês de novembro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, dia 26, a Igreja no Brasil vive dois acontecimentos importantes: o início do Ano do Laicato e o início da Campanha Nacional para a Evangelização (EvangeliJá 201


Ano do Laicato e Campanha para a Evangelização 2017
 
Neste mês de novembro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, dia 26, a Igreja no Brasil vive dois acontecimentos importantes: o início do Ano do Laicato e o início da Campanha Nacional para a Evangelização (EvangeliJá 2017).
 
O Ano do Laicato (26 de novembro de 2017 à 25 de novembro de 2018) tem como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e como lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). O objetivo do Ano do Laicato é: “Animar a todos os cristãos leigos e leigas a compreenderem a sua própria vocação e missão e atuarem como verdadeiros sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos, reconhecendo o valor de seus trabalhos na Igreja e no mundo”, numa Igreja em saída a Serviço do Reino. (cf. CNBB, Doc. 105, 10).
 
Em nossa Arquidiocese estão previstas: Concentrações nas Foranias, como momento formativo e celebrativo do tema do laicato; nas concentrações arquidiocesanas (MESCE, Apostolado da Oração, Catequistas, Mãe Rainha etc), vamos trabalhar a temática do Documento 105 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14). Teremos também celebrações especiais nas paróquias: Dia do Médico, Dia do Professor, Dia do Enfermeiro, Dia do Secretário etc. E para encerrar  o Ano do Laicato, uma grande Concentração Arquidiocesana  na  Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo de 2018. 
 
No dia 26 de novembro deste ano, com toda a Igreja no Brasil, iniciamos a Campanha Nacional para a Evangelização que vai até o 3º Domingo do Advento, 17 de dezembro. É a única vez no ano em que os católicos do Brasil são convidados a colaborar financeiramente com a ação evangelizadora da Igreja do Brasil, em nível diocesano, regional e nacional. A iniciativa visa despertar os discípulos missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade com a sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil. 
 
A Campanha Nacional para a Evangelização 2017 está em sintonia com o Ano do Laicato, com o tema: “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).
Outro objetivo da Campanha é favorecer a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar os católicos do Brasil para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação do trabalho missionário no Brasil. Tal iniciativa considera a ajuda para dioceses de regiões mais desassistidas e necessitadas do nosso país.
 
O gesto concreto da Campanha para a Evangelização é a Coleta do 3º Domingo do Advento (17 de dezembro). De acordo com a Comissão Episcopal responsável pela campanha, pretende-se com os recursos arrecadados neste ano apoiar as inúmeras iniciativas da Igreja no Brasil promovidas pelos cristãos leigos e leigas no serviço da evangelização, da dinamização das pastorais, na luta pela justiça social, nas experiências missionárias das Igrejas irmãs e na missão ad gentes.
 
Exorto os padres e diáconos de nossa Arquidiocese a motivarem os fiéis para esta Campanha para a Evangelização 2017.
 
Por fim, a oração da EvangeliJá 2017:
 
“Deus, nosso Pai, que chamastes todos os povos da Terra para a Igreja do vosso Filho, nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém. Jesus, Filho amado do Pai, nós vos pedimos por todos os cristãos leigos e leigas, a fim de que sejam sal e luz nesse mundo, transformando-o por meio do Evangelho numa realidade mais justa e fraterna. Espírito Santo, vínculo da caridade, despertai em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil o senso da partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho.
Maria, Estrela da Evangelização, mãe e seguidora de Jesus, intercedei por nós. Amém!”
 
Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Novembro/2017


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5