Hoje é
Notícias

01/12
2017

Clero

Casa Dom Luis acolheu última reunião geral do clero de 2017

No dia 17 de novembro, das 9h às 13h, na Casa Dom Luis, em Brodowski, ocorreu a Reunião Geral do Clero, presidida pelo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.


Casa Dom Luis acolheu última reunião geral do clero de 2017

No dia 17 de novembro, das 9h às 13h, na Casa Dom Luis, em Brodowski, ocorreu a Reunião Geral do Clero, presidida pelo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

A reunião iniciou-se com a oração na capela, na qual os presbíteros e diáconos – já sintonizados ao espírito do “Ano Nacional do Laicato”, e em comunhão com os fiéis leigos e leigas da arquidiocese – renovaram suas promessas batismais. Em seguida, na sala de palestras, Dom Moacir acolheu a todos os presentes, e distribuiu ao clero uma agenda personalizada, contendo o calendário pastoral da arquidiocese para o ano de 2018. 

Na sequência, sucedeu-se a leitura e aprovação da ata da última reunião em 05 de outubro, e seguiu-se a pauta com os seguintes assuntos: 

1º) Formação sobre Pastores e Laicato: Dom Moacir introduziu sua fala argumentando que, uma vez que se estava às portas da abertura do “Ano Nacional do Laicato”, era pertinente a reflexão acerca da missão dos pastores junto aos fiéis leigos. Posteriormente, baseado em trechos da “Instrução: O Presbítero pastor e guia da comunidade paroquial” e do “Documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade”, afirmou, entre outras colocações, que os cristãos leigos e leigas são portadores da graça batismal, participantes do sacerdócio comum, fundado no único sacerdócio de Cristo. E que, nesse sacerdócio, se baseia a fraternidade, a irmandade, a dignidade de todos na Igreja enquanto única família de Deus... Disse ainda, que o sacerdócio batismal concede aos fiéis leigos e leigas direitos e deveres na Igreja; e que a missão salvífica da Igreja no mundo realiza-se não somente pelos ministros ordenados, mas também por todos os fiéis leigos e leigas, que por força de sua condição batismal e da sua vocação específica, participam do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo. Terminou sua exposição, exortando ao clero, que ajudasse os fiéis leigos e leigas a viver e celebrar bem o “Ano Nacional do Laicato”. 

2º) Projeto Missionário Ribeirão Preto Manaus: Padre Acássio Ferreira Rocha, representando a equipe missionária – composta pelos padres que passaram pela missão na Prelazia de Itacoatiara, Japão e Projeto Ribeirão Preto/Manaus, e pelos padres Samuel Matias, representante dos presbíteros; Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral; e Ilson Vicente Olímpio, representante da dimensão missionária – fez uma sensibilização aos presentes acerca da importância da continuidade do Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, e apresentou a proposta de que a partir de julho de 2018, a cada dois meses, um padre da arquidiocese, seja enviado a Manaus para colaborar no citado Projeto. Na sequência, foram realizados os trabalhos em grupos, para que os presbíteros e diáconos oferecessem suas contribuições sobre o assunto e, após o plenário, Dom Moacir concluiu o tema, afirmando que tais contribuições foram oferecidas para enriquecer o Projeto que estava sendo elaborado, e que “Cristo aponta para Amazônia!”
 
3º) ADEVIRP – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região: A professora Marlene Taveira Cintra, fez aos presentes uma sensibilização sobre o trabalho realizado pela instituição, que tem como foco o atendimento educacional especializado, social, profissional, esportivo e cultural, junto às crianças, jovens e adultos com deficiência visual. Disse que a instituição hoje atende, entorno de 200 pessoas, e que mais pessoas aguardam atendimento tendo seus nomes escritos em lista de espera. Terminou sua explanação, afirmando que a instituição tem passado por dificuldades financeiras no que diz respeito à sua manutenção, e nesse sentido, pediu a colaboração do clero tanto para a compra da rifa de um carro e moto zeros como para o auxílio de orações.

4º) Comunicados Pastorais: Padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenou a apresentação dos diversos comunicados pastorais. Concluídos os mesmos, Dom Moacir agradeceu a presença e a colaboração do clero, e a reunião encerrou-se às 13h, com a oração da Ave Maria e bênção episcopal. 

Pe. José Eduardo Previato Carmanhan
Secretário da Reunião







CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2017 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5