<

Instituto das Filhas de São José do Caburlotto

Ano de fundação: 1850
Fundador: Padre Luis Caburlotto


Endereço
Rua: Victor Meirelles, 191 - Centro
13670-000 - Santa Rita do Passa Quatro/SP

Telefone: (19) 3582-1524
Fax: (19) 3582-1524

E-Mail: lardomluiz@ifsj.g12.br
Site:  www.ifsj.g12.br/default.asp


Breve Histórico

As Filhas de São José atualmente estão presentes na Itália, no Brasil e nas Filipinas.

Ao iniciar a sua Obra, com a colaboração de três catequistas da sua paróquia, em Veneza, no ano de 1850, o Padre Luis Caburlotto quis que suas Filhas tivessem em José de Nazaré o modelo de servo e de educador, e lhes confiou a missão de educar as meninas pobres e abandonadas, visando à transformação da sociedade através de famílias sadias: "Se salvardes uma menina, salvareis uma família".

"Eu as chamarei Filhas de São José, e vocês cuidarão das crianças que lhes forem confiadas, assim como São José cuidou de Jesus na sua santa infância".

"A vida das Filhas de São José, sobre a terra, será a vida de Jesus, Maria e José em Nazaré, vida de oração, trabalho e sacrifício..."

O Instituto Filhas de São José, no Brasil, atualmente tem sua sede em Santo André/SP. Outras doze Comunidades se encontram nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

As Irmãs desenvolvem a delicada tarefa que lhes foi confiada pelo próprio Padre Luis: a educação, e isto o fazem nas Escolas, nas Obras sociais e na Pastoral paroquial, dedicando-se à formação e à promoção de crianças, adolescentes e jovens, especialmente àqueles em situação de abandono e pobreza.

Para todo este trabalho, o Instituto conta com a valiosa colaboração de muitos leigos e leigas: professores(as), antigos(as) alunos(as), funcionários(as), voluntários(as), amigos e amigas, que comungam o ideal e o carisma educativo do Padre Luis Caburlotto, e, no seu estilo de atuação, procuram expressar os traços e as virtudes características da família de Nazaré.

O Padre Luis Caburlotto resumiu estes traços característicos na doçura, que muito recomendou e ele mesmo praticou, ao ponto de ser definido 'homem da concórdia".

A doçura foi para ele, e deve ser para as suas Filhas, expressão e síntese de equilíbrio, amabilidade, simplicidade, caridade, humildade, ternura, mansidão, serenidade, paciência... Este é o maior desafio para as irmãs, Filhas de São José, e para os leigos e leigas que, olhando para o Padre Luis, para a sua vida e exemplo, cultivam a semente do seu carisma com a confiança e esperança de quem 'ama educando e educa amando".

Há mais de 150 anos, o ideal e o carisma do Padre Luis se concretizam nas atitudes educativas de suas Filhas, e os seus sonhos e o seu amor, desde 1927, envolveram inúmeras crianças, adolescentes e jovens, do nosso Brasil, porque irmãs leigos e leigas, colocando o pé no chão desta realidade, trilham caminhos de esperança e procuram preencher, com sua atenção e ação, o vazio educativo ainda hoje, infelizmente, presente na nossa sociedade.

Espelhando-se na Família de Nazaré, modelo de simplicidade, de amor, de serviço, as Filhas de São José atendem ao apelo do Padre Luis: "Vivei em fraterna comunhão e transmiti isso às futuras gerações".