<

Beneditinas da Fundação Vita Et Pax

Ano de fundação: 1926
Fundador: Abade D. Constantino Maria Bosschaerts


Endereço

Mosteiro Regina Pacis
Avenida: Abade Constantino, 150 - Jardim Recreio
14040-290 - Ribeirão Preto/SP

Telefone: (16) 3630-6555
Fax: (16) 3630-6263

E-mail: beneditinasvitaetpax@yahoo.com.br

Carisma

Sendo Beneditinas pertencemos - grande Ordem de São Bento, cuja regra seguimos.

Esta Ordem tem sua origem no início do século VI.

Dentro da Ordem de São Bento, somos associadas à Congregação de Santa Maria do Monte Oliveto, fundada pelo Beato Bernardo Tolomei em 1344.

Foi o Abade D. Constantino Maria Bosschaerts, belga, desta Congregação, que deu início em 1926 a Fundação Vita et Pax, com a finalidade de desenvolver uma vida monástica atualizada e de promover a obra pela Unidade dos Cristãos (ecumenismo).

Esta Fundação beneditina-olivetana tem como característica unir numa só comunidade dois tipos de membros: as monjas, que são religiosas e fazem votos monásticos, e as oblatas que são leigas e se consagram a Deus para a vida através da oblação. Todas unidas realizam, segundo capacidades e talentos, o tradicional "Ora et labora" da Ordem beneditina. Procuramos irradiar com nossa vida de oração e trabalho, dentro e fora do mosteiro a Vida e a Paz de Jesus.

Ao realizar sua Fundação, D. Constantino foi inspirado pelo texto de São Paulo (Rm.8,6): "A inspiração do Espírito é Vida e Paz "estendendo o tradicional lema beneditino PAX (PAZ) com a palavra VITA ( VIDA).


Outras Informações

Nosso trabalho:

- Enfermagem

- Pastoral

- Assistência Social

- Educação

- Hospedagem

- Catequese

- Nossa filosofia educacional é formar jovens, capazes de refletir redescobrir conceitos, auto afirmar-se, tornando-se independentes e capazes. Não apenas informá-los, mas essencialmente forma-los para que no futuro seja adulto responsável apto a viver conscientemente sua cidadania.

- Desta forma tentamos colocar em pratica o ideal do fundador D. Abade Constantino.

- "Transformar o mundo através da educação renovadora."

- "Todos os hóspedes que chegam ao mosteiro são recebidos como ao próprio Cristo"RB53,1.

O centro de nossa vida é a Liturgia: Eucaristia diária e Oficio Divino (realizado quatro vezes por dia pelas monjas e participado pelas oblatas).