Pascom celebra o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais em RP

Com o tema: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz” a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Ribeirão Preto reuniu no sábado, 12 de maio, os representantes das Equipes Paroquiais da Pascom e comunicadores para a celebração do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na solenidade da Ascensão do Senhor. O evento ocorreu em dois momentos: primeiro, no Salão Dom Alberto, às 10 horas, o Café com Arcebispo e os Comunicadores, onde dom Moacir Silva fez a apresentação e reflexão da mensagem do Papa Francisco seguido de uma rodada de perguntas dos participantes. Na continuidade a confraternização, com o cafezinho e alguns quitutes; e na sequência, às 12 horas, os participantes seguiram para a missa na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

O arcebispo Dom Moacir Silva ressaltou a importância do tema da mensagem do papa Francisco e do compromisso dos jornalistas. “Celebramos o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais e o Santo Padre neste ano nos convida na sua mensagem a refletir sobre as notícias falsas chamadas ‘fake news’. O tema chama atenção para a gente quando comentar ou publicar alguma coisa verificar sempre a fonte e assim não semearmos a intolerância, o ódio, porque uma notícia falsa gera isso. E nós somos chamados a sermos comunicadores da paz e para a paz. O papa chama a atenção para um jornalismo para a paz chamando os jornalistas de guardiões da paz e que o jornalismo não é apenas uma profissão, mas também uma missão. Portanto, um grande incentivo aos nossos jornalistas trabalharem sempre mais a serviço da verdade e da paz”, destacou o arcebispo.

O assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, padre Gilberto kasper, agradeceu o trabalho dos meios de comunicação no anúncio de boas notícias. “Todas as atividades do Dia Mundial das Comunicações Sociais, desde que o nosso arcebispo Dom Moacir Silva tomou posse em 2013, ele procura reunir neste dia os comunicadores da arquidiocese, principalmente da cidade de Ribeirão Preto e macrorregião, para agradecer o anúncio das boas notícias de nossa ação pastoral e evangelizadora arquidiocesana. E hoje, neste 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebramos também o primeiro ano do lançamento da Rádio DominusRP, a rádio a serviço da evangelização da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Desejamos a todos os comunicadores muitas bênçãos e uma cultura de paz”, salientou padre Gilberto.

Subsídio

Durante o evento a Pastoral da Comunicação lançou o subsídio “A Pastoral da Comunicação nas Paróquias”, número 5 da Coleção Comunhão, série de documento arquidiocesanos. A proposta é oferecer às comunidades paroquiais e equipes paroquiais da Pascom um subsídio de apoio com informações a respeito da implantação e dos trabalhos que estão sob a responsabilidade da Pascom numa paróquia.

 Rádio DominusRP

A rádio digital Rádio DominusRP comemorou o primeiro ano do lançamento oficial ocorrido no 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2017. O trabalho da rádio tem buscado levar os valores evangélicos com uma programação diversificada: notícias, reflexões, liturgia diária, músicas e informações da vida pastoral arquidiocesana.