Celebração do dia do trabalhador na festa de São José Operário em RP

No feriado de primeiro de maio, a Igreja São Benedito (Templo Votivo), em Ribeirão Preto, recebeu dezenas de pessoas para celebrar o dia do trabalhador e de São José Operário. O evento foi organizado pelos membros do Grupo de Profissionais do Reino (GPR) Sal e Luz.

Esta foi a oitava edição do evento “Primeiro de Maio: de Deus é nosso trabalho” em nossa arquidiocese, que este ano contou com a tradicional bênção das carteiras de trabalho e com o testemunho da médica Renata Serra, que a muitos emocionou.

Renata é médica e partilhou os desafios e crises da profissão. Contou que, no domingo de Páscoa, estava em uma missa se questionando quanto ao que faria se não fosse médica e, em meio a reflexão, uma senhora desmaiou bem na sua frente. Renata imediatamente a socorreu e, percebendo que se tratava de parada cardíaca, iniciou os procedimentos de ressuscitação. Em seguida, a senhora retomou a consciência. Nesse momento Renata disse ter sentido o chamado de Deus a assumir sua profissão e a perceber que suas mãos são sagradas se estão no caminho de Deus. Ela também afirmou ter ressuscitado sua fé com este acontecimento.

Após os ritos finais da missa, foi oferecido um café da tarde em que se buscou não só partilhar a mesa, mas também, assumir a perspectiva de uma “Igreja em saída” como nos pede o Papa Francisco: ir ao encontro dos que ali estavam para acolher, escutar e servir, partilhando de suas alegrias e desafios enquanto trabalhadores.

A celebração do dia de São José Operário é um dos compromissos que o documento 105 da CNBB propõe neste Ano Nacional do Laicato como forma de melhorar, apoiar e incentivar a vida e ação dos leigos na Igreja e na sociedade.

Para os Profissionais do Reino (PdR), celebrar esse dia é motivo de alegria e de encorajamento na caminhada, pois recorda a importante missão que nos foi confiada enquanto discípulos de Jesus: ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14). Por isso, como comunidade fraterna, convidamos a todos os cristãos leigos e leigas para que se reúnam anualmente para agradecer a Deus pelos dons recebidos e para renovar o compromisso de testemunhar na vida cotidiana a fé, a esperança e o amor.

Grupo

O Grupo de Profissionais do Reino, vinculados à Renovação Carismática Católica do Brasil, vivem “um chamado especial para com a sociedade por meio de sua profissão, uma missão e um olhar em Cristo que objetiva aplicar os conhecimentos adquiridos sob a ótica de um verdadeiro cristão, que busca o Reino de Deus e a sua justiça nas pequenas coisas”, segundo seu texto base.

O GPR Sal e Luz se reúne todas as terças-feiras, às 20h, na igreja São Benedito, na Rua Prudente de Morais, 657, Centro, Ribeirão Preto.

Informações: www.facebook.com/gprribeiraopreto/


Colaboração: Texto e Fotos - Grupo de Profissionais do Reino