Posse do novo pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes

O arcebispo Dom Moacir Silva presidiu na quarta-feira, 2 de maio, memória de Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja, às 19h30, a missa com o rito de posse canônica do novo pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto: Padre Luis Fernando Carnielli Gataroso, até a data da posse desempenhava a função de vice-reitor do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski. A concelebração eucarística reuniu padres e diáconos da Arquidiocese, os reitores e seminaristas das casas formativas do Seminário Maria Imaculada: Ribeirão Preto, Ituiutaba, Jaboticabal e São João da Boa Vista, paroquianos de diversas paróquias da Arquidiocese e especialmente da paróquia Nossa Senhora de Lourdes.  

Rito de Posse - Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou ao padre Samuel Matias a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Luís Fernando fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Luís Fernando renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Luís Fernando prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

O novo pároco, padre Luís Fernando, manifestou o desejo de caminhar junto com os leigos e leigas da comunidade paroquial no intuito de serem discípulos missionários de Jesus Cristo. “É com fé e esperança que assumo esse novo compromisso como pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Surpresas da vida, surpresas de Deus. Santa Josefina Bakhita, religiosa canossiana dizia: ‘devemos florescer onde Deus nos planta’. É com esse povo que desejo nesse ano em que completo dez anos de ministério presbiteral trabalhar, evangelizar e formar boas e verdadeiras amizades. A impressão que tive desde o primeiro momento em que estive na paróquia é de um povo sedento, com vontade de aprender e trabalhar. Acredito que com essas características podemos realizar um trabalho bonito de comunhão fazendo com os leigos dessa comunidade se tornem ainda mais o sal da terra e luz do mundo! Obrigado ao Senhor fonte de vocações pois cada vez mais descubro a Sua misericórdia sobre minha vida, a Dom Moacir pela confiança depositada e aos leigos da paróquia Nossa Senhora de Lourdes pela acolhida é carinho que venho revendendo nesses primeiros dias de estadia aqui na Paróquia. Que Nossa Senhora de Lourdes interceda junto a Deus em favor de mim e do povo a mim confiado!”, expressou padre Luís Fernando.

Paróquia - A comunidade paroquial Nossa Senhora de Lourdes, em mensagem publicada na fanpage paroquial na rede social facebook, manifestou a acolhida ao novo pároco: “É com o coração transbordando de alegria, que a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, participou da celebração com o rito de posse canônica do nosso novo Pastor, padre Luís Fernando Gataroso. Agradecemos a presença de nosso arcebispo dom Moacir Silva, padres, seminaristas, familiares e amigos, que juntos tivemos a honra de vivenciarmos este momento de muitas bênçãos. Roguemos a Deus, que nos abençoe, para que juntos possamos ser uma igreja em saída. Que Nossa Senhora de Lourdes, abençoe nosso pároco para que nessa nova missão, possas conduzir seu rebanho no caminho de Jesus”.

Padre Luís Fernando - Nasceu a 03 de janeiro de 1981, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Foi ordenado presbítero no dia 9 de julho de 2008. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski. Como presbítero passou pelas seguintes paróquias: em Pontal: vigário paroquial na paróquia São Lourenço (2008-2012) e primeiro pároco da paróquia Jesus, Bom Pastor (2012-2016); e vice-reitor do Seminário Maria Imaculada (2017 até abril de 2018), em Brodowski.


Fotos: Seminarista Rodrigo Barcelos