Diocese de Ribeirão Preto celebra 110 anos de criação

Diocese de Ribeirão Preto celebra 110 anos de criação e 60 anos de elevação à arquidiocese

Há dez anos, em junho de 2008, celebrávamos o centenário de criação da diocese e o cinquentenário de elevação à arquidiocese. Dez anos se passaram. E, fazer memória é redescobrir a missão, agradecer a Deus e continuar o caminho em uma igreja em saída.

A celebração do centenário da diocese (2007-2008) foi marcado por duas motivações incentivadas por dom Joviano de Lima Júnior, SSS, arcebispo de Ribeirão Preto, no período de 2006 a 2012: o Projeto Ser Igreja em Missão (SIM) e o II Congresso Eucarístico, encerrado por uma grande concentração arquidiocesana no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, com a presença do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.

Elevação - Há sessenta anos, a Igreja Particular de Ribeirão Preto, celebrou os cinquenta anos de criação. Nesta ocasião recebeu a graça de ser elevada à arquidiocese e a nomeação do seu primeiro arcebispo: Dom Luis do Amaral Mousinho. Com a instalação da arquidiocese foi criada a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto que tinha como dioceses sufragâneas São José do Rio Preto e Jaboticabal.

 


Diário de Notícias - Maio/1958


As comemorações do cinquentenário movimentaram as paróquias de 1º a 8 de junho de 1958 com a realização da “Semana da Presença”. A programação elaborada para ser vivida nas igrejas matrizes tinha o seguinte temário: 1º dia: “A presença eterna das Pessoas da Santíssima Trindade”; 2º dia: “A presença da Santíssima Trindade entre nós”; 3º dia: “A Igreja, presença de Cristo no mundo”; 4º dia: “A Diocese, presença da Igreja em determinada região”; 5º dia: “A paróquia, presença da Diocese (portanto da Igreja Universal de Cristo) em determinado território”; 6º dia: “A presença de cada fiel na paróquia”; e 7º dia: “A presença de cada católico no organismo diocesano”. O dia 8 de junho marcou o encerramento com o solene pontifical que esteve a cargo de Dom Helder Câmara, bispo auxiliar do Rio de Janeiro. A edição do jornal Diário de Notícias, edição de  10 de junho de 1958, assim se expressou:

“Encerrou-se Semana da Presença: Com grandiosas solenidades litúrgicas e festividades populares, encerrou-se ante-ontem, em Ribeirão Preto, a ‘Semana da Presença’, realizada em comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese. Pela manhã houve solene Missa Pontifical, celebrada no altar monumento armado defronte à Catedral. À tarde, realizou-se gigantesco desfile das comunidades paroquiais da Diocese, com a participação de 12.000 fiéis”.
 


Diário de Notícias- Junho 1958


Arquidiocese - A instalação da arquidiocese aconteceu em 30 de novembro de 1958, com a presença do núncio apostólico do Brasil, Dom Armando Lombardi, em missa às 17h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, oficializando a instalação da Arquidiocese, a posse e imposição do pálio ao arcebispo Dom Luis do Amaral Mousinho e a ereção do cabido metropolitano e posse dos cônegos.

 


Diário de Notícias - Junho/1958


História da Diocese de Ribeirão Preto


A cidade de Ribeirão Preto foi fundada a 19 de junho de 1856, a partir de doação feita para formar o Patrimônio de Sçao Sebastião do Ribeirão Preto, de terras desmembradas, demarcadas e doadas da Fazenda Retiro e Retiro da Barra. Tornou-se paróquia aos 16 de julho de 1870 e o seu primeiro vigário foi o Padre Ângelo Philidory Torres.

Quando o Estado de São Paulo possuía apenas uma Diocese, com sede na Capital paulista, o Papa Pio X houve por bem criar cinco outras Dioceses: Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, Botucatu e Taubaté, no dia 7 de junho de 1908, pela Bula "Dioecesium Nimiam Amplitudinem", executada a 8 de outubro de 1908. Dom Alberto José Gonçalves, primeiro Bispo, tomou posse da diocese de Ribeirão Preto a 28 de fevereiro de 1909.

O Papa Pio XII elevou Ribeirão Preto a Arquidiocese, no dia 19 de abril de 1958, pela Bula "Sacrorum Antistitum". Dom Luís do Amaral Mousinho, primeiro Arcebispo, instalou a Arquidiocese no dia 30 de novembro de 1958.

 


Diário de Notícias - Maio/1958


Márcio Smiguel
Pastoral da Comunicação - Arquidiocese de Ribeirão Preto