Fórum itinerante das Pastorais Sociais em Lorena

No dia 5 de maio, no Santuário Dom Bosco, em Lorena, aconteceu mais uma edição do Fórum Itinerante Estadual das Pastorais Sociais, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora do Regional Sul 1 da CNBB. A Arquidiocese de Ribeirão Preto se fez presente com a participação do Diácono Irmão Francisco Alves Ferreira Neto, referencial da Quinta Urgência Pastoral: Igreja a serviço da vida para todos.

O tema refletido foi: “Doutrina Social da Igreja: Dignidade e Paz, frutos de justiça” e o lema: “Que todos tenham vida e vida em abundância”, um apelo retirado da passagem de Jo 10,10. As reflexões trilharam os seguintes eixos:

1) Estudo e reflexão sobre o Tema “Doutrina Social da Igreja” e o Lema: “Que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10);

2) Articulação, fortalecimento e integração das pastorais sociais, movimentos, entidades e os organismos do Regional; 

3) Agenda de ações em conjunto para atuação dos (as) agentes das pastorais sociais do Regional Sul 1.

O evento contou com a assessoria da professora Rosana Manzini, Presidente da Rede Latino-Americana do Pensamento Social, mestre em Teologia Prática e Teologia Moral, chefe do Departamento de Teologia Prática da Faculdade de Teologia da PUC e Diretora de Operações da UNISAL. O fórum foi coordenado pelo padre Walter Merlugo Júnior, da diocese de Bragança Paulista e assessor no Regional Sul 1; e presidido por Dom João Inácio Muller, Bispo de Lorena e Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Sul 1 da CNBB.

Colaboração: Diácono Irmão Francisco

 

Carta do Fórum Itinerante das Pastorais Sociais