Encontro de coroinhas, acólitos e meninas do altar em Brodowski

Mais de 1,2 mil participantes no IV Encontro de Coroinhas, Acólitos e Meninas do Altar

No dia 10 de junho, das 8h30 às 12h, aconteceu o IV Encontro Arquidiocesano de Coroinhas, Acólitos e Meninas do Altar de todas as paróquias da Arquidiocese, organizado pelo Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV/PV), Seminário Maria Imaculada, em Brodowski.

O encontro teve o intuito de despertar as vocações e reuniu mais de  1,2 mil participantes, que num primeiro momento partilharam um café da manhã, e depois, se reuniram na Capela Central do Seminário para a acolhida, e na sequência foram direcionados para as oficinas programadas. Foram organizados cinco grupos por idade: 1) até 9 anos, coordenado pelo Ministério para Crianças da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Ribeirão Preto; 2) Meninas de 10 até 14 anos, com o tema: “Vida Religiosa Feminina”, e coordenado por religiosas de algumas congregações femininas presentes na arquidiocese; 3) Meninas acima de 15 anos em diante, com o tema: “Projeto de Vida”, assessorado pela religiosa salesiana Ir. Monalisa; 4) Meninos de 10 a 14 anos, na Capela Central, com o tema: “Eucaristia e Serviço ao Altar”, coordenado pelos seminaristas; e 5) Meninos acima de 15 anos em diante, com o tema: “Deus é Jovem” inspirado no livro do papa Francisco, e coordenado pelos seminaristas.

O assessor do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Ribeirão Preto, padre Alexandre Canella Sanches, destacou a importância do encontro.  “É uma alegria realizarmos mais um ano o encontro arquidiocesano de coroinhas, acólitos e meninas do altar. Neste ano nós tivemos mais de quarenta paróquias inscritas com um grupo de aproximadamente 1,2 mil participantes, e a importância de realizarmos todos os anos o encontro é mostrar às crianças e aos adolescentes a beleza de viver a vocação do serviço à Igreja consagrando a própria vida servindo o Altar de Jesus. Agradecemos a todos que se empenharam e colaboraram para a realização deste encontro, sobretudo, o reitor do Seminário Maria Imaculada, o padre Antônio Élcio de Souza, o nosso arcebispo dom Moacir Silva, todos os seminaristas e os coordenadores dos grupos de coroinhas, acólitos e meninas do altar”, expressou padre Alexandre.

Na homilia, dom Moacir Silva, recordou que nas diversas visitas às comunidades da arquidiocese sempre conta com a ajuda nas missas dos coroinhas, acólitos e meninas do altar. “Queridos meninos e meninas, meus colaboradores, meus ajudantes, todas as vezes que eu vou na paróquia de vocês, e ao menos uma vez por ano a gente se encontra junto do altar do Senhor nas suas paróquias. Ao ver vocês aqui meu coração se enche de alegria, de esperança, de gratidão a Deus, porque vocês são meninos e meninas, adolescentes e jovens, que estão perto de Jesus, que procuram seguir Jesus Cristo verdadeiramente, e vocês tem um contato muito pessoal com Ele, pois vocês estão sempre próximos do altar, sempre participando da celebração da Eucaristia. Portanto, glorificando a Deus como Ele merece e se santificando. Então é muito bom para o coração do bispo ver tantas pessoas que são amigos de Jesus. Tantas pessoas, homens e mulheres, jovens e crianças que fazem parte da família de Jesus”, disse dom Moacir.

Agradecimentos – A realização do IV Encontro Arquidiocesano de Coroinhas, Acólitos e Meninas do Altar somente foi possível pela união de forças vivas arquidiocesanas que se esmeram em doar o seu tempo em prol da evangelização: Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional; Seminaristas do Seminário Maria Imaculada; Comissão Animação Bíblico-Catequética (Catequese); Ministério para Crianças da Renovação Carismática Católica; Movimento Serra; Congregações Religiosas Femininas; e às paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto pelo envio dos participantes.