Posse do novo pároco reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida

O arcebispo Dom Moacir Silva presidiu na quarta-feira, 1º de agosto, memória de Santo Afonso Maria Ligório, bispo e doutor da Igreja, às 19h30, a missa com o rito de posse canônica do novo pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto: Padre Pedro Luis Schiavinato, até a data da posse desempenhava a função de vigário paroquial da paróquia Santa Ângela de Mérici, em Ribeirão Preto. A concelebração eucarística reuniu padres e diáconos da Arquidiocese, seminaristas, e um grande número de fiíes da paróquia Santa Ângela e do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Padre Pedro sucedeu o padre Reginaldo Augusto Belém, que renunciou ao ofício para realizar estudos de especialização teológica em Roma (Itália). O novo pároco reitor terá como vigário paroquial para auxiliar nas funções pastorais o padre Luiz Augusto Olivo de Camargo.

Rito de Posse - Após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicitou ao padre Samuel Matias a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Pedro Luís fez a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, o padre Pedro renovou as promessas sacerdotais e o arcebispo lhe entregou as chaves do sacrário e ambos se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o padre Pedro prestou o juramento de fidelidade e o arcebispo o declarou empossado.

Homilia - O arcebispo Dom Moacir Silva, após refletir a Liturgia da Palavra, recordou três pontos da missão do pároco e da comunidade paroquial: ensinar, governar e santificar o Povo de Deus. Aos fiéis, no convívio com o pároco, o arcebispo lembrou três ensinamentos: a amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.

Antes dos ritos finais, o arcebispo, o novo pároco e o vigário paroquial se dirigiram até o nicho da padroeira Nossa Senhora Aparecida para a oração do Ângelus, na sequência após a bênção final, os fiéis puderam saudar e dar as boas vindas ao padre Pedro Luis Schiavinato.

Padre Pedro Luís - Nasceu a 03 de outubro de 1971, em Sertãozinho. Foi ordenado presbítero no dia 21 de abril de 2002. Cursou a Filosofia no Instituto de Filosofia São Boaventura, em Campo Largo (PR) e a Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski. Fez o Mestrado em Ciências Bíblicas e Arqueologia na Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia de Jerusalém (Studium Biblicum Franciscanum), em Israel, e o doutorado em Teologia Bíblica, na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Como presbítero passou pelas seguintes paróquias: administrador paroquial da paróquia São João Batista, em Sertãozinho, e vigário paroquial da paróquia Santa Ângela de Mérici, em Ribeirão Preto. Atualmente é o Ecônomo da Arquidiocese de Ribeirão Preto e referencial da terceira urgência pastoral: “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.