Conselho de Pastoral estuda a cartilha de orientação política

A terceira reunião ordinária do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deste ano de 2018 ocorreu no sábado, 11 de agosto, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto. Após a oração inicial, o padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral, apresentou a dinâmica de trabalho da reunião que abordou o tema: “Cartilha de Orientação Política: Os cristãos e as Eleições 2018 – ‘Alegres por causa da esperança’ (Rm 12, 12)” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. O coordenador de pastoral contextualizou os trabalhos que estão sendo feitos no conselho. “Hoje nós vamos dar continuidade ao tema estudado na última reunião, em 2 de junho, onde refletimos a respeito do momento eleitoral, o momento político do Brasil, e lá fizemos a sinalização de uma cartilha que a Arquidiocese publicaria para ajudar as nossas comunidades a se prepararem bem para as eleições deste ano. E, agora, nós recebemos a cartilha e estamos na fase de divulgação e distribuição deste material que poderá ser adquirido pelas paróquias, pastorais e movimentos. Por isso, o secretariado de pastoral, propôs que nesta manhã o Conselho de Pastoral se debruçasse sobre o conteúdo da cartilha”, explicou padre Gustavo.

Cartilha

A Cartilha de Orientação Política, produzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul 2 (Paraná), a pedido da a pedido da Presidência da CNBB Nacional, conta com quatro partes temáticas que foram refletidas por assessores convidados. O arcebispo Dom Moacir Silva fez a apresentação geral da partilha onde expressou a necessidade de estarmos bem preparados para exercer com consciência o voto. O arcebispo fez referência e refletiu pontos da entrevista exclusiva de Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, ao Portal da CNBB, em 10 de agosto, com o título: Dom Darci Nicioli: “quem mente para conquistar o voto não merece uma vitória eleitoral”.  (Acesse aqui a entrevista)

Dom Moacir reforçou a premissa que traz o objetivo da cartilha. “Essa cartilha parte da seguinte premissa: ‘A missão da Igreja é evangelizar. Como o Evangelho tem implicações sociais, eis o motivo desta Cartilha: ajudar os fiéis a refletir sobre a temática da política e o compromisso com a mesma. A Igreja é comprometida com a política no sentido amplo do termo, pois a política tem a ver com a paz, a justiça e cuida da vida de uma cidade, de um povo inteiro e da humanidade”, explicitou o arcebispo.

Apresentações

Na sequência, foram feitas as apresentações das quatro partes da cartilha: Parte 1: Preocupações (Crise ética, Ameaças à democracia, Corrupção, Descrédito na política e nos políticos, Acirramento da polarização e Sinais da Esperança), apresentada pelo padre Luis Gustavo; Parte 2: A Igreja e as Eleições (Papa Francisco aos políticos católicos da América Larina, Cartilhas e debates, Lei contra a corrupção eleitora, Lei da ‘Ficha Limpa’, Incentivo aos leigos e leigas na vida pública), abordada pelo padre Gilberto Kasper; Parte 3: Eleições 2018 e alterações na lei eleitoral (Principais funções dos futuros eleitos, O que significa a palavra candidato? Voto num candidato a deputado e elejo outro, Votos nulos ou brancos não anulam a eleição, De onde sairá o dinheiro para as campanhas eleitorais?), assessorado pela advogada Flávia Regina Heberle Silveira; e a Parte 4: Corresponsabilidade pelo Brasil (Orientações sobre a responsabilidade do voto, Antes das eleições, Fake News, Durante as eleições, Vote em quem, Não vote em quem, Denuncie a compra de votos, Depois das Eleições), tratada pelo Diácono Francisco Alves Ferreira Neto.

Terminada as apresentações os conselheiros aproveitaram o cafezinho para fazer um bate papo a respeito de como aplicar a cartilha na realidade das nossas paróquias. No retorno ocorreu espontaneamente o plenário, e a reunião terminou com os comunicados pastorais e a bênção do arcebispo.

Adquira a Cartilha

Os exemplares da cartilha já estão disponíveis para aquisição no Centro Arquidiocesano de Pastoral. Cada exemplar custa R$ 1,00 (um real) e os pedidos podem ser feitos pelo e-mail: centrodepastoral@arquidioceserp.org.br ou pelo fone 3610-8972 (Terça à Sábado das 8h às 12h ou Terça à Sexta das 16h às 20h).


Acesse os materiais da reunião (apresentações):


Cartilha de Orientação Política - Parte 1

Cartilha de Orientação Política - Parte 2

Cartilha de Orientação Política - Parte 3

Cartilha de Orientação Política - Parte 4

Canção - Eu só peço a Deus - Mercedes Sosa

Aplicativo Detector de Corrupção