Livro resgata história da paróquia São Bento em Cajuru

Com peculiar entusiasmo que oferecemos ao povo de Cajuru, no dia da festa do padroeiro São Bento, a edição comemorativa do bicentenário da Carta de Doação de Terras, redigida em 1821, por Dona Maria Pires e seus filhos, haja vista a constituição do patrimônio da Paróquia São Bento. Tais doadores, ao assinarem o referido termo, ofertam a São Bento uma sorte de terras e campos para que nela se construísse uma capela em honra ao abade beneditino. Nascia oficialmente, há quase 200 anos, o primeiro templo católico em Cajuru, localidade plantada em meio ao vasto sertão do Rio Pardo.

Em face disso, o primeiro movimento comemorativo do jubileu foi a publicação do livro Ora et Labora, de autoria de Rafael Teruel Coelho. Ora et Labora, obra perspicaz, elegante e bem-vinda, é um precioso relicário, cujo interior encerra os fatos e as vicissitudes da história eclesial sertanista. O autor, cujo intento lisonjeamos, debruçou-se sobre o acervo histórico da Paróquia São Bento com destemido empenho, trazendo à luz, exímia e talentosamente, o quotidiano da cristandade cajuruense do passado.

O pesquisador Rafael Teruel Coelho, natural de Cajuru, fez jus à vocação inspirada pelo Abade Bento ao se dedicar, com esmero, lisura e avidez à leitura e ao comentário de quase duzentos anos de vida eclesial, expressos em pouco mais de cinco mil páginas manuscritas de íngreme compreensão. O lançamento do livro contou com a participação de centenas de fiéis, sendo entregue, em apenas uma manhã, mais de 800 exemplares da obra.

Durante a cerimônia, o autor entregou, a pedido do pároco padre Adimilson Carreira, nas mãos da primeira-dama da cidade, Isabel Iunes Ruggeri, o primeiro exemplar da obra, simbolizando a entrega generosa da história da paróquia nas mãos de cada cajuruense. Elevamos a Deus nosso agradecimento por essa comemoração, na sincera esperança de que outros pesquisadores, e párocos, suscitem nos fiéis o amor e o zelo pela história de suas comunidades paroquiais. Que a cruz sagrada seja nossa luz!


Colaboração: Rafael Teruel Coelho
E-mail: rafael_unespmarilia@hotmail.com