Hora de reconhecer e agradecer

Muitas são as pessoas que ao longo dos 61 anos e oito meses colaboram com as atividades do FAC – Fraterno Auxílio Cristão da Cidade de Ribeirão Preto. Precisaríamos de inúmeros artigos para elencar todos que de alguma maneira já ajudaram na manutenção dos Projetos dos Núcleos de Solidariedade Dom Bosco que atende diariamente 80 crianças e adolescentes com suas famílias e Dom Hélder que acolhe pessoas desde a adolescência à idade adulta através de parcerias indispensáveis. Mas hoje fui incumbido de fazer menção especial, porque parece ser Hora de Reconhecer e Agradecer!

No ano passado, durante o exercício do então Presidente do FAC, Pe. José Alceu de Souza Júnior, o Vereador Bertinho Scandiuzzi, por acreditar nos projetos do FAC, mediou um encontro com o Sr. Manoel Jorge Pereira, Assessor do Deputado Roberto Engler de Franca (SP), que conhecendo o FAC também por ele se encantou e, graças ao seu esforço conseguiu que a Deputada Mara Gabrilli e seu Assessor Lennon destinassem uma valorosa colaboração de 200 mil reais para “custeio” desta sofrida Instituição.

Durante a cerimônia da apresentação da nova Diretoria, dia 4 de abril deste ano, afirmei que só acreditaria na doação, depois de depositada na conta do FAC, já que nos últimos anos muitas das promessas de “verbas parlamentares” ficaram apenas na boa intenção de quem prometeu. O Sr. Manoel me garantiu, com certa tristeza, de que eu estava enganado e que a verba da Deputada Mara Gabrilli chegaria a tempo hábil, antes das consolidações eleitorais, conforme dita a lei.

Agora é, pois, Hora de Reconhecer e Agradecer à Deputada Mara Gabrilli, Integrante de um Comitê da ONU, Parlamentar que pautou seus dois mandatos sob a ética e transparência, trabalhando incansavelmente pela “Redução das Desigualdades Sociais”. Com a intercessão do Prefeito Municipal de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira Filho e sua Esposa Samanta Duarte Nogueira, depois de cumpridas as normas da Secretaria Municipal da Assistência Social, a verba foi depositada na Conta do FAC graças à lisura e zelo do Dr. Carlos Cesar Barbosa, Vice-Prefeito e Secretário da SEMAS.

É também mérito do então Contador e hoje Presidente do Conselho Diretor do FAC, Sr. Jedaías do Amaral Costa e de seu Conselheiro, Diácono Pérsio Luiz Dugaich e nem por último da Coordenadora Geral do FAC. Sra. Ana Cláudia Abe, que esta verba alivia as preocupações financeiras para a manutenção qualificada dos dois Projetos do FAC. É Hora de Reconhecer e Agradecer às verbas municipais, vindas por meio da SEMAS e do CONDECA que além das inúmeras promoções realizadas ao longo do ano com a benevolência e generosidade de tantas pessoas com boa vontade não permitem que o FAC paralise suas atividades. Todos sabemos o quanto é desafiador manter uma Entidade em nossos tempos difíceis.

Quem ainda puder e desejar colaborar, poderá adotar uma de nossas Crianças do Núcleo Dom Bosco, que custa para o FAC, mensalmente, R$ 370,00. Se for muito, qualquer quantia mensal poderá integrar mais pessoas como Sócios-Voluntários. Basta ligar de segunda a sexta-feira entre 8 e 17 horas: (16) 3237-0942 ou visitar a Sede do FAC na Rua Barão do Amazonas, 881, bem no centro de Ribeirão Preto. A partilha de sua pobreza enriquecerá a nossa, sempre agradando o Coração Bondoso de nosso Criador!
 

Pe. Gilberto Kasper
pe.kasper@gmail.com

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente e Coordenador da Teologia na Faculdade de Ribeirão Preto da UNIVERSIDADE BRASIL e UNIESP S.A., Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.