Primeira Urgência esteve presente no 38º Encontro Estadual Missionário

De 24 a 26 de agosto, aconteceu na Casa de Retiro Sagrado Coração de Jesus, na Diocese de São José do Campos, o 38º Encontro Estadual Missionário Regional – Sul 1 CNBB, com a presença de 152 participantes entre bispos, padres, diáconos, leigos e leigas missionários do Estado de São Paulo. A Arquidiocese de Ribeirão Preto foi representada pelo Diácono Luiz Claudio Fernandes, referencial da Primeira Urgência, e pelos membros do COMIDI: missionário André Luís Borges, e Tereza de Jesus Bichero, pela Infância e Adolescência Missionária.

O encontro teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas sujeitos da missão na Igreja em saída, a serviço do Reino” e como lema “Ide e ensinai a todas as nações!” (cf. Mt 18,19). A missa de abertura foi presidida pelo Bispo de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira, que acolheu todas as dioceses presentes. A assessoria foi de Antônio Caetano Lima, leigo da Diocese de Limeira, que abordou o tema a partir das inspirações pastorais do pontificado do Papa Francisco e das pistas que o Documento 105 da CNBB apresenta.

Os trabalhos de reflexão, articulação e coordenação, foram realizados por Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de Registro e referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, a coordenadora do COMIRE, Maria de Fátima da Silva, e o padre Everton Aparecido da Silva, presbítero da Diocese de Presidente Prudente e assessor do COMIRE

Durante o encontro ocorreu o lançamento da Campanha “Dá-me de beber!”, organizada pelo COMIRE (Conselho Missionário Regional) e pela IAM (Infância e Adolescência Missionária), que visa arrecadar fundos para o Projeto Missionário na Diocese de Pemba (Moçambique, na África), que ajudará a construir 3 poços artesianos para parte da população pobre daquela região, onde o Regional está presente através da atuação missionária de padres e leigos. Esse momento foi animado pelo grupo da IAM da Paróquia São José Operário, de Jacareí. Ainda houve  um apelo e chamado a vocações missionárias tanto de leigos como consagrados, para serem enviados em missão para Amazónia no Projeto Sul 1 - Norte 1, e também para a Missão ad-gentes  na Diocese de Pemba, na Àfrica.

Outro momento importante do encontro foram as articulações missionárias das sub-regiões pastorais, e a tarefa sempre urgente da animação e articulação missionária de nossas dioceses, paróquias, pastorais, movimentos e serviços em uma Igreja que chama e convoca todos os leigos e consagrados para uma “Igreja em Saída” conforme nos pede o Papa Francisco.

Unidos pela Missão, Anunciemos Jesus Caminho, Verdade e Vida!


Diácono Luiz Claudio Fernandes
COMIDI - Conselho Missionário Arquidiocesano


Com informações do site do Regional Sul 1: http://www.cnbbsul1.org.br/