Clero estudou o Projeto Arquidiocesano para o Dízimo

A Pastoral Presbiteral, o Conselho Presbiteral e a Coordenação de Pastoral realizaram, sob a presidência do arcebispo Dom Moacir Silva, nos dias 12 e 13 de setembro (quarta e quinta-feira) de 2018, na Casa Dom Luis, em Brodowski (SP), a segunda Reunião Geral do Clero deste ano.

A reunião começou na quarta-feira, 12, com a oração na Capela da casa de retiros, e na continuidade, no auditório foi apresentado o tema central da reunião: “Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto” com a assessoria do Padre Cristovam Iubel, do clero diocesano de Guarapuava (PR), fundador da Editora Pão e Vinho, que publica subsídios pastorais que auxiliam na evangelização.

De acordo com o padre Cristovam o projeto tem o seguinte objetivo: “Estruturar, formar e capacitar, de forma sistêmica, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto alinhada às diretrizes arquidiocesanas e às propostas dos documentos da CNBB, especificamente: 1 - Doc. 100 – Comunidade de comunidades: uma nova paróquia; 2 - Doc. 102 – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2015–2019; 3 - Doc. 105 – Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade; 3 - Doc. 106 – O dízimo na comunidade de fé: orientações  e propostas”, explicou o assessor.

Para o assessor a proposta é elaborar na arquidiocese um projeto estratégico integrando todos os setores arquidiocesanos a partir da metodologia ver, julgar e agir. “Elaborar um Planejamento Estratégico para médio e longo prazo, com propostas de ação, utilizando o método 'ver, julgar, agir', personalizado para a Arquidiocese de Ribeirão Preto através de consultoria especializada, possibilitando a integração e unicidade entre as Diretrizes Arquidiocesanas, o clero, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo e Equipes Paroquiais do Dízimo, construindo uma comunidade dizimista consciente, participativa e comprometida com a evangelização”, ressaltou padre Cristovam.

No segundo dia da reunião, 13, o arcebispo Dom Moacir Silva, apresentou o texto “Recordando” resgatando as Orientações Litúrgicas a serem observadas na Arquidiocese. Depois houve a exposição do Projeto: “Encontros de partilha: descobrir nos desafios cotidianos maneiras para iluminar os passos das pessoas e da sociedade”, do Instituto Viva, apresentado pelo padre Giorgio Valente, FDCC, e que visa a formação de leigos. Foi entregue ao clero um folder com as atividades formativas do projeto a serem desenvolvidas na sede da entidade, na Casa Bakhita, em Ribeirão Preto. Na sequência, o padre Marcelo Campioni, apresentou a prestação de contas do Fraterno Auxílio Presbiteral (FAP), e o ecônomo, padre Pedro Luís Schiavinato, comentou algumas orientações da administração arquidiocesana. Após os comunicados pastorais,  a reunião foi encerrada.  

Conselho Presbiteral
Pastoral Presbiteral
Coordenação de Pastoral


Acesse os documentos da Reunião Geral do Clero


Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto

Recordando - Orientações Litúrgicas na Arquidiocese de Ribeirão Preto

Orientações Litúrgico-Pastorais da Arquidiocese de Ribeirão Preto - 2015

Instituto Viva - Projeto Encontros de Partilha - Formação para Leigos - 2018