Abertura do mês missionário na Arquidiocese de RP

O Conselho Missionário Diocesano (Comidi), o Conselho Missionário do Seminário (Comise), a Infância e Adolescência Missionária e os referenciais da Primeira Urgência Pastoral: Igreja em estado permanente em missão, promoveram no sábado, 29 de setembro, das 8h30 às 11h30, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, a "Abertura Arquidiocesana do Mês Missionário 2018" que neste ano traz o tema: “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).

Espiritualidade Missionária

A oração inicial fez referência a espiritualidade missionária, após a invocação ao Espírito Santo, o Diácono Luiz Cláudio Fernandes proclamou o Evangelho de São Lucas, capítulo 10, versículos 1 a 9. O arcebispo Dom Moacir Silva refletiu a Palavra de Deus motivando os missionários e missionárias a serem testemunhas do evangelho numa Igreja em saída. “São Lucas ao apresentar o envio dos 72 discípulos quer evidenciar que a evangelização é universal, porquê? O evangelista quer mostrar que a evangelização se destina a toda a comunidade e a boa nova tem que chegar a todas as pessoas, e nós sabemos que apenas 2/3 da humanidade conheceram Jesus. Tem muito chão pela frente ainda para que a Boa Nova de Jesus seja anunciada. Nosso Senhor exige de seus missionários total dedicação, esvaziamento de si das coisas que atrapalham a missão, o missionário tem que estar cheio e imbuído daquilo que é o conteúdo da missão: o anúncio do Evangelho”, salientou o arcebispo.

A espiritualidade missionária foi concluída com as preces e a entronização de uma vela representando pela cor cada um dos cinco continentes e dos pôsteres dos padroeiros das missões: Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier.

Ação Missionária no Amazonas

O padre Acássio Ferreira Rocha, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ribeirão Preto, assessorou a formação missionária relatando a sua experiência missionária no Amazonas, no Peru e na África. Ele integra a equipe arquidiocesana de padres colaboradores da “Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara”, onde a Arquidiocese de Ribeirão Preto é responsável pelo atendimento de três paróquias na região amazônica: uma em Manaus, outra em Careiro da Várzea e mais uma na Prelazia de Itacoatiara. Padre Acássio apresentou o histórico da ação missionária no Amazonas e histórias vivenciada na evangelização, e por fim, fez o lançamento do vídeo institucional da “Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara”.  

Subsídios do Mês Missionário

A integrante do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e Infância e Adolescência Missionária (IAM), Teresa de Jesus Bichero, fez a apresentação oficial dos subsídios disponibilizados pela Pontifícia Obras Missionária (POM) para ser trabalhado nas paróquias: Cartaz (pelo segundo ano, o cartaz e outros materiais da Campanha trazem o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone -celular e tablet); Novena Missionária (acompanhado do DVD); Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões; Santinho dos padroeiros das Missões; e Envelope para a Coleta do Dia Mundial das Missões. Tereza de Jesus ainda destacou os trabalhos missionários do Regional Sul 1 da CNBB na Diocese de Pembra (Moçambique, África) e Projeto Norte 1 / Regional Sul 1; e a campanha da Infância e Adolescência Missionária para arrecadação de recursos para a construção de três poços artesianos na diocese de Pemba, projeto este intitulado: ““Dá-me de beber” (Jo 4,7).

A abertura do mês missionária terminou com a oração de envio e compromisso dos missionários e missionárias.
   
Mês Missionário 2018

A missão é força na vida comunitária, é atitude de compromisso dos batizados, é a fé se posicionando como mensageira da esperança. Participem conosco, e juntos sejamos orientados sobre a importância da missão.

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história.

O papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

Os agentes de pastoral das pastorais, movimentos, serviços, representantes das paróquias e comunidades estão convidados para este importante momento de formação missionária na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Participe!


Acesse o vídeo: “Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara”