Comissão Animação Bíblico-Catequética lança subsídio catequético

A Comissão Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto lançou a terceira edição do subsídio catequético, “Cadernos de Formação 3”. A terceira edição traz como título: “As celebrações da Iniciação à Vida Cristã: orientações para bem celebrar a fé”. Na introdução encontramos o objetivo da publicação: “Nesta terceira edição e cumprindo nosso programa de ação pastoral, apresentamos ‘As celebrações da iniciação à vida cristã: indicações para bem celebrar a fé’. Liturgia e catequese são dois serviços que estiveram unidos desde o nascimento da Igreja. Uma catequese com inspiração catecumenal à serviço da Iniciação à Vida Cristã inspirada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) foi colhendo muitos frutos nestes últimos cinquenta anos. Um deles é o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Um instrumento litúrgico publicado em 1972 e que ganhou uma nova edição no Brasil no ano de 2001”.

O subsídio está organizado em três partes com orientações para celebrações da Iniciação à Vida Cristã: Parte I – Iniciação à vida cristã com adultos e catecúmenos e batizados; Parte 2 - Iniciação à Vida Cristã com crianças em idade de catequese; e Parte 3 – Iniciação à Vida Cristã com adolescentes e jovens catecúmenos e batizados.

A produção dos Cadernos de Formação é fruto do esforço da Comissão da Animação Bíblico-Catequética e segue a aplicação das metas previstas na concretização das perspectivas de ação da 2ª urgência: “Igreja, casa da iniciação à vida cristã”, das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019). A proposta consiste na publicação de quatro volumes com o lançamento na Concentração Arquidiocesana de Catequistas. O “Cadernos de Formação 1”, primeiro volume, foi lançado em 7 de agosto 2016 com o tema: “Igreja: Casa da Iniciação à Vida Cristã: Encontros de Atualização Catequética Forânea”. Em 20 de agosto de 2017 ocorreu o lançamento do “Cadernos de Formação 2”, segundo volume, com o título: “Iniciação à Vida Cristã – Itinerário conforme as idades”.

Os exemplares dos subsídios podem ser adquiridos no Centro Arquidiocesano de Pastoral pelo e-mail: centrodepastoral@arquidioceserp.org.br ou pelo fone 3610-8972 (Terça à Sábado das 8h às 12h ou Terça à Sexta das 16h às 20h).

Lançamento

o lançamento ocorreu na IX Concentração Arquidiocesana de Catequistas, em 19 de agosto, no Recinto de Eventos da paróquia São Pedro Apóstolo, no Distrito de Jurucê, em Jardinópolis. A concentração abordou o tema: “O Catequista e o Ano Nacional do Laicato” e contou com a participação de ao menos 800 catequista. O tema central foi assessorado por Fernando Antônio Costa, fundador da Comunidade Cenáculo, de Franca (SP). A concentração tem o acompanhamento dos padres Marcelo Luiz Machado e Severino Germano da Silva, assessores arquidiocesanos da Comissão Animação Bíblico-Catequética, e dos integrantes da Comissão Animação Bíblico-Catequética. O arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a Eucaristia e acompanhou a concentração e o lançamento do subsídio.