Seminaristas fazem as missões populares em Cássia dos Coqueiros

Os Seminários da Arquidiocese de Ribeirão Preto: Propedêutico Bom Pastor e São José, de Ribeirão Preto, e Maria Imaculada, de Brodowski, juntamente com o  arcebispo, reitores , formadores e também a presença de religiosas (Irmãs Franciscanas de Lípari, Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena e Filhas de Maria Auxiliadora) realizaram nos dias 06 a 09 de setembro, as Santas Missões Populares, na paróquia Santa Rita de Cássia, em Cássia dos Coqueiros.

As Missões Populares tiveram como inspiração o tema: “Vós sois o bom odor de Cristo no mundo” e o lema: “Escutem-me, filhos santos, e cresçam como a roseira plantada à beira da água corrente.” (Eclo 39,13).

Envio - No dia 06, quinta-feira, na parte da tarde, aconteceu no Seminário Maria Imaculada, a celebração de envio, onde os missionários e missionárias na força do Espírito Santo e com a cruz do Senhor, receberam o envio e a bênção missionária. Logo após, partiram para a cidade de Cássia dos Coqueiros, e na chegada foram recepcionados pelo pároco, padre Cláudio Pires Marçal, e demais membros da paróquia que  acolheram os missionários em suas casas e acompanharam a cada um deles nas visitas. À noite, houve a Missa de abertura das missões, e na continuidade um momento de animação e espiritualidade com os jovens da paróquia.

Na sexta-feira, 07, depois da oração das Laudes com a comunidade paroquial, os missionários seguiram para a zona rural do município, e ali passaram o dia em visita às casas e sítios. À noite,  ocorreram várias atividades nas comunidades rurais: a formação sobre o Ano Nacional do Laicato, em cada comunidade rural, enquanto os reitores e formadores, realizaram visitas aos enfermos da comunidade, e ainda a Missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus.

No sábado, 08, os missionários, visitaram as casas e comércios da zona urbana do município, sempre acompanhados pelos paroquianos. Neste dia, o arcebispo Dom Moacir, visitou enfermos, administrando a unção, e também presidiu, à tarde, a Missa no Asilo da cidade. À noite, houve a Solene Celebração de Dedicação da Igreja e Sagração do Altar, da matriz Santa Rita de Cássia, presidida pelo arcebispo. A seguir tivemos o momento de partilha com os agentes de pastorais da comunidade e os missionários a respeito dos dois dias de missão na zona urbana e rural.

No domingo, 09, último dia, no período da manhã sucedeu a Missa de encerramento das Santas Missões, e também, o momento de espiritualidade com os membros dos Conselhos da Paróquia e a Gincana bíblica com as crianças e adolescentes da Catequese. Logo após, tivemos o almoço de confraternização, com os membros da paróquia e os missionários e também um passeio até a Cachoeira do Itambé.

Fique aqui registrada, a nossa gratidão ao arcebispo, reitores, formadores, religiosas, seminaristas, ao padre Cláudio e todas as famílias que nos hospedaram, e também as que visitamos, e aos agentes da paróquia Santa Rita de Cássia, que espalharam em nosso caminhar vocacional o bom perfume do Cristo, nestes dias de rica e profunda experiência missionária.
 

COMISE
Conselho Missionário do Seminário
Arquidiocese de Ribeirão Preto