Formação Presbiteral da Província Eclesiástica de RP

De 17 a 19 de setembro, aconteceu na Casa Dom Luís, em Brodowski, a “Formação Permanente para os Padres da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto”. O evento teve como tema: “Ansiedade e Vida Consagrada – Apontamentos de um psicólogo”, e foi assessorado pelo doutor Ênio Brito Pinto, psicólogo e psicopedagogo, mestre e doutor em Ciências da Religião pela PUC/SP. Ele é autor de “Os Padres em Terapia: Esclarecendo singularidades” (Editora Ideias e Letras), além de outros livros, artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de psicoterapia, sexualidade e psicologia da religião.

O encontro refletiu sobre o fenômeno da ansiedade em nossos tempos. “Além disso, discutimos como, a partir de minha prática clínica, percebo a ansiedade em pessoas de vida consagrada, para, finalmente, propor possíveis caminhos para que esse fenômeno cada vez mais comum seja mais fonte de criatividade que de sofrimento, motivo mais de crescimento que de adoecimento”, disse o assessor.

A formação reuniu aproximadamente 50 participantes entre padres e bispos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e das dioceses de Barretos, Jales, Jaboticabal, Franca, São João da Boa Vista, e Votuporanga. As diocese de São José de Rio Preto e Catanduva não puderam estar presentes por compromissos pastorais.


Fonte: Diocese de Barretos