São Mateus Apóstolo é elevada à categoria de paróquia

No dia 13 de setembro, com a celebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, a Quase Paróquia São Mateus, no Quintino Facci I, em Ribeirão Preto, foi elevada à categoria de paróquia. Depois de dois anos e oito meses da criação da quase paróquia, a comunidade percebeu que era hora de dar mais um passo, pois mesmo diante de muitos desafios, a atividade pastoral está se desenvolvendo de maneira frutuosa nos mais variados campos de atuação. Contudo, o que sobressai, é a evangelização e a ação social da comunidade.

A fé se conhece pela adesão da pessoa ao projeto de Deus. Neste sentido, o caminho que vem sendo percorrido pela comunidade é a de uma entrega ao chamado que Deus faz e a comunidade, com os ouvidos atentos, tem acolhido ao apelo do Senhor e respondido ao convite insistente de Deus.

Há três anos desenvolvo meu ministério na comunidade São Mateus. Vi a alegria desse povo e sua expectativa, os olhos de cada um brilhava quando em uma reunião eu avisei que a comunidade se tornaria quase paróquia, em 24 de janeiro de 2016. A entrega que já existia  se alargou. Em oito meses de trabalho nós estávamos com 14 pastorais em plena atividade. E já contávamos com várias atividades sociais, para ajudar na dignidade da pessoa humana.

Em uma reunião de Conselho Pastoral Paroquial me perguntaram: padre o que nos falta para sermos paróquia? Se temos uma estrutura física, pastoral e espiritual? A partir dessa reunião passamos a nos organizar para que houvesse a elevação, fato que ocorreu no primeiro dia da Novena de São Mateus Apóstolo, em 13 de setembro. A igreja matriz estava repleta e víamos nos rostos de cada um a alegria transbordante. Foi emocionante!

Uma palavra me acompanha desde muito tempo, que meu pai me ensinou quando ainda era criança: gratidão. Gratidão a Dom Moacir por ter confiado a mim para ser o primeiro pároco, da paróquia São Mateus Apóstolo. E aos nossos paroquianos a minha gratidão, oração, e a certeza de juntos fazermos com que o nome do nosso Senhor Jesus Cristo chegue cada vez mais longe.

Que Deus nos ilumine sempre e nos mostre o caminho que devemos seguir e São Mateus interceda por cada um de nós!
 

Padre Severino Germano da Silva
Pároco da paróquia São Mateus Apóstol