Seminaristas fazem experiência de educação inclusiva na Adevirp

O Seminário Maria Imaculada, de Brodowski, realizou nesse mês de outubro, uma experiência na Associação de deficientes visuais de Ribeirão Preto e Região – ADEVIRP, na Avenida Leais Paulsta, 706, Jardim Irajá, em Ribeirão Preto. A experiência aconteceu no dia 17. Acolhidos pela presidente da associação, a professora Marlene Taveira Cintra, por toda a sua equipe da entidade, e pelos seminaristas do Seminário Propedêutico Bom Pastor, que contribuem fazendo trabalhos voluntários no local.

Os seminaristas e o reitor padre Antônio Élico de Souza (Pitico), ficaram algumas horas com os olhos vendados, e sem ver, andaram pelas dependências da associação com ajuda de alunos especiais, e também almoçaram com olhos vendados.

Após a almoço fizeram a experiência de andar de ônibus sem visão, partiram para o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, sendo acolhidos pelo vigário paroquial padre Luiz Augusto Olivo Camargo, e ainda sem a visão participaram de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Acompanhando os seminaristas estava padre José Valdir Rodrigues, da diocese de São José dos Campos, que tem ausência total de visão.

História

Fundada em 1998 tinha como sede o apartamento da idealizadora da ADEVIRP, a professora Marlene Taveira Cintra. Diante do aumento da procura de deficientes visuais por recursos que os auxiliassem nas atividades do Ensino Regular e nas atividades da vida diária, foi necessário ampliar o espaço físico para melhor trabalhar as atividades que a ADEVIRP começava a desenvolver.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento humano global e a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual, através de ações, recursos e serviços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a convivência sócio-familiar em parceria com as famílias, escolas, empresas e comunidade em geral. Ser uma instituição de referência na área da deficiência visual com um trabalho de qualidade para seus usuários e colaboradores.

Conheça mais associação, contribua com essa obra: http://www.adevirp.com.br/

Fotos: ADEVIRP

Fonte: Lançando Redes da Arquidiocese de Ribeirão Preto