Encontro do Cone Sul sobre Animação Bíblica da Pastoral

De 23 a 25 de outubro, em Santiago, no Chile, acontece o encontro de responsáveis pela Animação Bíblica da Pastoral do Cone Sul, que envolve as Conferências Episcopais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Participam bispos, presbíteros e leigos desses países. O padre Marcelo Luiz Machado, da Arquidiocese de Ribeirão Preto e do Regional Sul 1 da CNBB, e Dom Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e bispo referencial para animação bíblico-catequética na CNBB, representam o Brasil.

O encontro é promovido pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho) através do CEBITEPAL (Centro Bíblico Teológico e Pastoral para a América Latina). Destaca-se no encontro a prática da Lectio Divina ou leitura orante da Palavra. O método tão conhecido e centenário “Contemplar-Discernir-Propor” está sendo utilizado para indicar linhas de ação pastoral para a APB (Animação Bíblica da Pastoral).

De acordo com padre Marcelo a dinâmica do encontro busca avaliar os trabalhos da Animação Bíblica da Pastoral (ABP) das conferências episcopais e propor linhas de ação pastoral. “Em todos estes dias a dinâmica do encontro se realiza sempre através da prática da Lectio Divina e do método tão conhecido e centenário: Contemplar, Discernir e Propor linhas de ação pastoral para a Animação Bíblica da Pastoral (ABP). No primeiro dia tratamos do ‘Contemplar’ onde foi apresentado como se encontra hoje a estrutura do CEBITEPAL: programas, cursos, diplomados e sua divisão administrativo pastoral. Depois houve a apresentação de cada uma das conferências sobre a ABP. No segundo dia (24) abordamos o ‘Discernir’ à luz do Magistério e de outras experiências como a da conferência episcopal chilena que acaba de publicar o texto ‘Orientações Pastorais para a ABP’. Neste encontro tem se comentado a respeito da aplicação do documento 198 do CELAM nas conferências episcopais: ‘Orientaciones de Animacion Biblica de la Pastoral (2016)”, comentou padre Marcelo.

Na partilha das experiência de trabalho de animação bíblica pastoral que são realizadas nas conferências episcopais foi dado destaque ao fato de que as Edições CNBB, traduziram e publicaram o documento do CELAM “Orientações para a Animação Bíblica da Pastoral na América Latina e no Caribe”.


Fonte: http://www.catequesedobrasil.org.br/ e Padre Marcelo Machado