Semana de Liturgia homenageia legado da Irmã Miria Kolling

A Comissão para a Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CAL), realizou nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no salão paroquial da paróquia Santa Luzia, na Vila Lobato, em Ribeirão Preto, a 7ª Semana de Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto. O evento reuniu ao menos 220 participantes em cada uma das noites, incluindo os integrantes da CLARP e Coral “O povo Canta”, e abordou o tema: “O canto Litúrgico - Em memória a Ir. Miria T. Kolling” e teve a assessoria da equipe de São Paulo responsável por apresentar os últimos trabalhos de Ir. Miria: Marco Donisete Campos, Ir. Idê Maria da Cunha e Ir. Adelaide Queiroz Lima, está última coordenadora da equipe. Na primeira noite, o arcebispo dom Moacir Silva, presidiu a celebração de abertura, fez considerações gerais sobre a importância da semana para a arquidiocese e desejou aos participantes uma profícua e excelente formação litúrgica.

Irmã Miria Kolling

Os trabalhos da sétima semana de liturgia prestaram homenagem ao legado musical da Ir. Miria Theresinha Kolling, Religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria, falecida em 5 de maio de 2017, em São Paulo, aos 77 anos, e que deixou um caminho musical de 46 anos, publicando mais de 600 obras musicais e de 40 gravações entre LPs e CDs, abrangendo Missas, catequese, hinos diversos e outros cantos, além de cursos de canto e liturgia em diversas dioceses e paróquias. A irmã Miria, das vezes que fora convidada, sempre colaborou com as formações do canto litúrgico na Arquidiocese de Ribeirão Preto. A convite da Comissão Arquidiocesana para Liturgia, esteve em Ribeirão Preto nos anos de 2015 e 2016, para cursos de formação litúrgico-musical nos anos de 2015 e 2016, e estava previsto seu retorno em setembro de 2017, porém a formação foi cancelada devido ao falecimento. Neste ano de 2018, a CAL trouxe para a Semana de Liturgia a equipe que coordena os últimos trabalhos da Ir. Miria e assim acolhemos e homenageamos saudosamente sua herança musical que permanece entre nós na melodia, no zelo e no amor pela música, uma sublime expressão de seu amor por Jesus Eucarístico.

Canto Litúrgico

A equipe responsável pela assessoria da semana trabalhou a apostila de autoria da Ir. Miria intitulada: “Glorifica a minha alma Senhor”, com cânticos da Missa Oficial do Ano Mariano (2017). Os assessores fizeram a passagem das músicas intercalada por comentários litúrgicos num clima fraterno, de alegria e comunhão.

Novena de Natal

O padre Antônio Élcio de Souza, no terceiro dia da semana, 27, fez o lançamento da Novena de Natal 2018, e explicou seu conteúdo e dinâmica usados para a confecção da mesma, que constitui uma riqueza para a nossa Arquidiocese.

Agradecemos muito a participação de todos neste evento que marcou nossa história e também a reconhecida memória à Ir Mirian.
 

Comissão para a Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CAL)