Ensaio litúrgico musical da Equipe “Povo Canta”

No dia 10 de novembro, as equipes de cantos de algumas comunidades da forania Senhor Bom Jesus da Lapa, comunidades que utilizam o folheto de cantos “Canta Meu Povo”, se reuniram na comunidade Jesus Libertador, da paróquia Jesus de Belém, no Avelino Palma, em Ribeirão Preto. À frente destes encontros, que acorreram durante ano, está o padre Estevão Remi Bruyland, pároco da paróquia Bom Jesus da Lapa, em Ribeirão Preto.

O encontro além de ensaiar os cantos do tempo do Advento, da Epifania do Senhor, também é um encontro formativo litúrgico. O tema deste último encontro do ano foi: “Ministério dos Salmistas”. Tendo por intuito contribuir para que o salmista desempenhe de forma eficaz, seu ministério, tanto na preparação, como durante a celebração, assim levando a comunidade a descobrir os salmos como fonte inesgotável de espiritualidade.

O folheto “Canta meu Povo”, é produzido desde a década de 1980, e tem como principal colaborador o padre Estevão. O trabalho tem o intuito de levar o povo a refletir a liturgia e a teologia do canto litúrgico: com os folhetos para o povo, com as apostilas e cifras para as equipes do canto. Anualmente ocorrem oito ensaios nas diversas comunidade e a entrega dos CD´s as partituras.

O Povo Canta ainda está presente nos Seminários Litúrgicos e o Estudo dos Cadernos de Liturgia da Comissão para Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CAL), colaborando e auxiliando a criar consciência e sensibilidade litúrgico-musical nas comunidades.


Rodrigo Barcelos
Seminarista - Segundo ano de teologia
Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada