“Eu vos anuncio uma grande alegria” (Lc 2, 10)

Neste mês chamo a atenção para três acontecimentos importantes em nossa vida eclesial: o Advento, a Campanha Nacional para Evangelização e o Natal do Senhor.

Advento é tempo de espera, de preparação e de chegada. Esperar alguém requer cuidadosa e alegre preparação.

Vivendo bem o Advento poderemos na celebração do Natal mergulhar mais profundamente no mistério da Encarnação, isto é, no mistério do Filho de Deus que assumiu uma natureza humana para realizar nela a nossa Salvação. O Filho de Deus veio partilhar conosco  a sua vida. Com isso, Ele nos  convida a partilharmos nossa vida com os outros; Ele que veio ao nosso encontro nos impulsiona a irmos ao encontro dos outros e das suas necessidades.

A Campanha Nacional para Evangelização é uma oportunidade para partilharmos um pouco de nossos bens com as necessidades da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, a nível nacional, regional e arquidiocesano. Neste ano a Campanha está em sintonia com a Exortação Apostólica do Papa Francisco: Gaudete et Exultate, sobre  o chamado à santidade no mundo atual, com o lema: “Evangelizar partindo de Cristo”.

A evangelização e a santidade caminham juntas. O discípulo missionário é fecundo na medida em que parte de Cristo e se santifica. “Somos chamados, no espírito da nova evangelização, a ser evangelizados e a evangelizar através da promoção de todos os batizados, para que assumam as suas tarefas como sal da terra e luz do mundo, onde quer que se encontre” (GeE, 33).

A Campanha para a Evangelização começou na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, neste ano, em 25 de novembro, e vai até o 3º Domingo do Advento, 16 de Dezembro, quando acontece em todas as comunidades a coleta nacional da Campanha para a Evangelização. O resultado desta coleta tem a seguinte destinação: 35% fica na Arquidiocese;  30%  vai para o Regional Sul 1; 35%  vai para a CNBB Nacional.

Vivamos intensamente esta Campanha para a Evangelização e colaboremos, também materialmente, com a ação evangelizadora da Igreja em todo o Brasil, participando da coleta nacional, nos dias 15 e 16 de dezembro, 3º domingo do Advento.

“Eu vos anuncio uma grande alegria” (Lc 2, 10). É o grande anúncio do Natal: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2, 11).

A celebração do Natal é a celebração do mistério da Encarnação do Verbo e sua habitação em nosso meio. A Encarnação é o evento e a verdade de fé cristã fundamental que, em certo sentido, inclui todas as outras. É o evento decisivo com o qual Deus transpôs a diferença qualitativa com a criatura e uniu-se a ela, entrando na sua vida e sua história. Hoje, mais do que nunca, precisamos aderir plenamente com a inteligência e a vontade a esta verdade.

Celebrar verdadeiramente o Natal significa encontrar-se com Jesus e viver todas as consequências desse encontro. E não nos esqueçamos de que o encontro pessoal com Jesus no Natal necessariamente exige de nós conversão, conforme ensina o Documento de Aparecida: “A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nEle pela ação do Espírito, decide ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da Reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo” (Dap 278).

A todos os queridos e amados fiéis da Arquidiocese de Ribeirão Preto desejo um verdadeiro encontro com Jesus, neste Natal; assim ele será realmente feliz e santo.

Aos pés do Menino de Belém, o Verbo feito homem, coloquemos nossas alegrias e preocupações, nossas lágrimas e esperanças. Coloquemos nossa vida familiar e profissional, nossos anseios e nosso empenho na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, sinal mais visível do Reino de Deus.


Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Igreja-Hoje - Dezembro/2018