A partir de 1º de janeiro: Nova modalidade da Catequese Matrimonial

Com o objetivo de esclarecer e reforçar as orientações da nova Catequese Matrimonial, que entra em vigor, a partir de 1º de janeiro de 2019, aconteceu no dia 21 de novembro, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, a formação para os Secretários (as) Recepcionistas Paroquiais. A formação começou com a oração da Hora Média e na sequência a assessoria feita pelo padre Luis Gustavo Tenan Benzi, coordenador de Pastoral e assessor eclesiástico dos Secretários (as) Recepcionistas Paroquiais.

De acordo com o padre Gustavo, os Secretários (as) Recepcionistas Paroquiais terão a missão de orientar os noivos a respeito da catequese matrimonial. A catequese matrimonial visa promover a melhor preparação dos noivos e um maior envolvimento e atenção da Pastoral Familiar no acompanhamento dos casais na caminhada para o casamento e nos primeiros anos de casados. “Pensamos que a nova modalidade de preparação ao sacramento do matrimônio deve ser apresentada aos noivos no momento em que eles procuram a secretaria paroquial para informações e ou agendamento da data do casamento. Com certeza, ele será um valioso instrumento de apoio no trabalho das secretarias paroquiais”, afirmou padre Gustavo.

Catequese Matrimonial - A Catequese Matrimonial seguirá o conteúdo e método adotado igualmente em toda a Arquidiocese e terá como referência o texto: “Matrimônio: encontros de preparação”, elaborado pelo casal André Parreira e Karina Parreira e publicado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB. A dinâmica proposta consiste em 11 (onze) encontros de preparação a partir de cada realidade e necessidade. A determinação é que o espaço entre um encontro e outro seja de no mínimo uma semana. Os certificados de preparação matrimonial que não sejam resultado desta nova modalidade de preparação serão invalidados e desautorizados pela competente autoridade arquidiocesana.


Leia também:
 

Carta Pastoral sobre a preparação para o Sacramento do Matrimônio na Arquidiocese de Ribeirão Preto

Comunicado: Preparação Matrimonial

Aprimorar a Catequese Matrimonial

Livro: “Matrimônio: encontros de preparação”

Site: André Parreira