Missa marca o encerramento do ano letivo no CEARP

O Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski, que reúne os cursos de Filosofia e Teologia, encerrou as atividades do ano letivo no dia 7 de dezembro, com a missa na Capela Centro do Seminário Maria Imaculada, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, e concelebrada pelos bispos: Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, da dioceses de Jaboticabal; e Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, da São João da Boa Vista, padres professores e diretores do Cearp, padres reitores das casas formativas de Ribeirão Preto, Jaboticabal e São João da Boa Vista, formador da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, e a presença dos seminaristas das dioceses de Jaboticabal, São João da Boa Vista, Ituiutaba e arquidiocese de Ribeirão Preto, funcionários e colaboradores da instituição educacional.   

Com a liturgia da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora a celebração expressou a comunhão eclesial e rendeu graças pelo término do ano letivo da instituição que neste ano celebrou 50 anos de instalação. “Estamos reunidos em torno do Altar do Senhor para, com Cristo, em Cristo e por Cristo, agradecer a Deus, nosso Senhor, o Ano Letivo de 2018. Quantos dons e graças o Senhor nos concedeu! Quanto enriquecimento intelectual, humano, espiritual, doutrinal, espiritual, eclesial e pastoral entrou em nossa vida. Com certeza, também tivemos de enfrentar desafios, mas a graça de Deus nos sustentou. Tudo isso trazemos para esta celebração de ação de graças”, expressou Dom Moacir na homilia.

Dom Moacir ainda ressaltou a importância de celebrarmos a solenidade da Imaculada Conceição, padroeira do Seminário Arquidiocesano. “Hoje antecipamos a celebração da Imaculada Conceição, padroeira de nosso Seminário. Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a avaliar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo”, disse o arcebispo.

CEARP - O Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP) contou no ano de 2018 com a frequência de 64 estudantes nos cursos de filosofia e teologia das seguintes dioceses: Arquidiocese de Ribeirão Preto, Diocese de Ituiutaba, Diocese de Jaboticabal, Diocese de São João da Boa Vista, Diocese de Franca, e Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos.