Arcebispo ordena novo presbítero em Ribeirão Preto

Acesse a Galeria de Fotos

Na noite de sexta-feira, 21 de dezembro, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto (SP), foi ordenado presbítero pela imposição da mãos consecratórias do arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, o diácono transitório Gabriel Balan Leme. A concelebração eucarística acolheu um grande número de fiéis do santuário e das comunidades onde o ordinando fez o estágio pastoral, além de padres da arquidiocese, de outras dioceses, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, candidatos ao diaconado permanente e familiares do ordinando. O padre Gabriel Balan leme escolheu como lema presbiteral: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo”. Acolhemos com alegria o neopresbítero para o serviço de evangelização na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

O ordinando, diácono Gabriel Balan Leme, falou a respeito da expectativa da ordenação na paróquia onde iniciou a caminhada vocacional. “É muito gratificante retornar aqui ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, a paróquia que me enviou para o seminário, é muito significativo voltar aqui para ser ordenado padre. Saído do meio do povo ainda quando era jovem e agora voltar aqui para que a graça de Deus habite em mim e faça com que este momento seja rico no meu ministério sacerdotal. Eu agradeço muito a Deus pela oportunidade e que o lema escolhido: ‘Por Cristo, com Cristo, em Cristo’ seja de fato a meta do meu seguimento e do meu ministério sacerdotal”.

Homilia

O arcebispo dom Moacir Silva, na homilia, refletiu sobre a Palavra de Deus, e também enfatizou algumas das atribuições do ministério presbiteral como ser especialista em promover o encontro dos homens com Deus, ser perito na vida espiritual, ter uma vida de oração e maturidade afetiva, ser testemunha e estar a serviço da caridade, e principalmente estar aberto a formação permanente.     “Escutamos Jesus afirmar: ‘o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos’. Eis o programa de nossa vida e ministério presbiteral”, indicou o arcebispo.

Antes de concluir a homilia, o arcebispo se dirigiu ao ordinando e disse: “Caríssimo filho, Diácono Gabriel, a Ordenação sacerdotal vai configurar você a Jesus Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor. Então, a sua vida e o seu ministério sacerdotal devem revelar, visibilizar este Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor para as pessoas. Mas isso só será possível se você cultivar uma profunda intimidade com Deus, se você cultivar um amor apaixonado para com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Que a Mãe Aparecida, Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote, acompanhe e proteja sua vida e ministério sacerdotal, hoje e sempre. Amém”, concluiu o arcebispo.

Agradecimento

O neopresbítero, padre Gabriel Balan Leme, escolheu como lema presbiteral: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo”, e antes da bênção final, fez os agradecimentos dirigidos a Deus, ao arcebispo, aos familiares, aos formadores e reitores do Seminário, aos seminaristas colegas de caminhada, aos religiosos e religiosas, as comunidades paroquiais da Arquidiocese, às paróquias onde fez o estágio pastoral, aos movimentos e pastorais, ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, e ao Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto. “Por fim, agradeço a todos aqui presentes, que Deus retribua largamente o amor e a amizade que construímos até aqui. E que ‘Por Cristo, com Cristo, em Cristo’ possamos olhar para a Virgem Maria, a nossa Mãe, aquela que fez da sua vida imagem do mistério do próprio Filho, que Ela nos ajude a cada dia a viver segundo a graça que abundantemente Deus derrama sobre nós. Com o coração transbordando de alegria, meu muito obrigado a todos”, finalizou o padre Gabriel.    

Acolhida aos Seminaristas - Após os agradecimentos, o neopresbítero Gabriel convidou os responsáveis pelo Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Ribeirão Preto, padres: Alexandre Canella Sanches e Marcus Vinícius Miranda, para apresentarem os seminaristas que em 2019 cursarão a etapa formativa do propedêutico no Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Ribeirão Preto. Os seminaristas ao serem chamado se dirigiram até ao presbitério e foram acolhidos pelo arcebispo, são eles: Leonardo, Luis Davi, João Porto, João Henrique e Lucas, este último não pode estar presente. O arcebispo, antes da bênção, manifestou a gratidão a todos que colaboram e se envolvem na formação dos candidatos ao presbiterado nas casas formativas da Arquidiocese.