Seminarista de RP participa da 12ª Experiência Missionária no Pará

Entre os dias 03 e 27 de janeiro de 2019, acontece a 12ª Experiência Missionária, realizada pelo seminário São Pio X, da diocese de Santarém (PA). A experiência será realizada na área pastoral Santa Maria, município de Prainha, interior da Diocese. O Conselho Missionário do Seminário (COMISE) da Arquidiocese de Ribeirão Preto estará representado pelo seminarista Carlos Alexandre Barbosa, que participará desta experiência.
 

Segue abaixo o texto do seminarista Carlos:
 

Expectativa para a 12ª Experiência Missionária na Diocese de Santarém

“Vamos para o outro lado do mar” (Mc 4,35)

Motivado pelo nascimento de Jesus presente em nosso meio, participarei da 12ª Experiência Missionária na Diocese de Santarém no Estado do Pará. Com o tema “Vamos para o outro lado do mar” (Mc 4, 35), a missão move o discípulo que impelido pelo Espírito Santo vai ao encontro dos irmãos e irmãs tornando-se “Igreja em saída”.

A experiência na diocese de Santarém já foi vivenciada nos anos anteriores pelos irmãos de seminário Maik Savazzi (2017) e Rodrigo Barcelos (2018), e após algumas partilhas com eles, revesti-me de coragem e alegria para vivenciar esse momento rico e formativo na caminhada vocacional, assim como fez Maria, nossa Mãe superando as dificuldades para visitar sua prima Isabel, que eu possa também com essa motivação a partir para o outro lado da margem ao encontro dos irmãos e irmãs para partilhar a vida e o Evangelho do Cristo que nasceu, viveu, sofreu e deu sua vida por cada um de nós.

A manjedoura que um dia acolheu o Menino Deus, ainda acolhe os discípulos dos dias atuais formando a grande família de Nazaré, essa é a expectativa que me leva a mais uma experiência missionária, tendo na bagagem tudo o que já aprendi nas missões anteriores (tanto em nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, como em outras regiões e também em Manaus-AM).

Que seja essa experiência também um crescimento e composição para a minha vida formativa não apenas como seminarista, mas como pessoa humana, “pois se o nosso agir for perfeito, não tardará a hora em que abriremos o coração ao irmão para partilhar com ele a nossa riqueza e amarmos juntos” (Chiara Lubich), o menino Deus que está presente em cada família a ser visitada e seminarista presente na 12ª experiência missionária de 2019, que será para nós o cenáculo de amor juntamente com a Santa Mãe de Deus.
 

Carlos Alexandre Barbosa
Seminarista do 2º ano de Filosofia
Seminário Maria Imaculada - Brodowski

 

Fonte: Lançando Redes da Arquidiocese de Ribeirão Preto