Cáritas Brasileira e a Signis Brasil Jovem lançam campanha #EuMigrante

Migrar é um direito humano universal! Migrar diz respeito à mobilidade espacial das pessoas, ou seja, trocar de casa, de cidade, de região, de estado ou país. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. Todos nós temos em nossas famílias realidades migratórias, deslocamentos. Uns migram por escolhas, outros são forçados a migrar.

Partindo dessa reflexão, a pedido e com apoio da Cáritas Brasileira, os jovens comunicadores da Signis Brasil Jovem criaram a campanha #EuMigrante para mostrar a realidade, o drama vivido pelos migrantes venezuelanos que chegam ao Brasil. A campanha quer também sinalizar caminhos para ajuda-los no processo de acolhida, ou como nos pede o Papa Francisco “acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e os refugiados”.

A campanha faz parte do Programa Pana que é uma iniciativa desenvolvida pela Cáritas Brasileira e pela Cáritas Suíça, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas e recursos para a questão migratória no Brasil, como foco para a crise humanitária vivência na fronteira Brasil & Venezuela, a campanha #EuMigrante estrutura-se em três momentos: 1) Sensibilização; 2) Mobilização; e 3) Integração. A proposta é que ao longo do ano de 2019 diversas ações sejam dinamizadas pelo país.

Essa não é uma campanha somente da Cáritas Brasileira e da Signis Brasil Jovem, mas uma campanha de todos nós, que entendemos que a vida em plenitude só é possível, com amor, acolhida, dignidade e fraternidade.

CÁRITAS BRASILEIRA - Com 62 anos de história no país, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atua como uma rede solidária, com mais de 15 mil agentes espalhados por todo o território nacional. É uma das 164 organizações membro da Rede Cáritas Internacional.

SIGNIS BRASIL JOVEM - Com pouco mais de um ano de existência esse é o mais novo setor da Associação Católica de Comunicação – SIGNIS BRASIL. Formada por jovens comunicadores das cinco regiões do país o grupo trabalha na perspectiva de formação, articulação e mobilização de jovens para o trabalho com a comunicação na perspectiva da cultura de paz.
 

Saiba mais sobre a Campanha #EuMigrante