Regional Sul 1 promove a 41ª. Assembleia da Pastoral Vocacional

O Seminário Santo Antônio, em São Pedro (SP), acolheu dos dias 15 a 17 de março, a 41ª. Assembleia da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB. Esta 41ª. Assembleia ajudou todo o Regional a preparar-se bem para o 4º. Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 5 a 8 de setembro, em Aparecida (SP), com o tema: “Vocação e Discernimento”, e o lema: “Mostra-me Senhor os teus caminhos” Sl 25, 4.
O assessor padre Geraldo Tadeu Furtado, superior provincial dos Rogacionistas, conduziu as reflexões explanando sobre o que se deve esperar do 4º. Congresso e, como se preparar para melhor vivê-lo em cada uma das realidades: nacional; regional; Igreja Particular e paroquial, usando como centro reflexivo a indagação: “E o nosso coração vocacional, como vai?”

É inegável, salienta padre Geraldo, a constatação de que se experimenta uma crise vocacional sem precedentes em nossos tempos. Os vocacionados de hoje, por estarem mais bem conectados e terem acesso mais facilitado a todo tipo de informação, conseguem também perceber algumas incoerências no interior das ações eclesiásticas, sobretudo quando se deixa de lado a profundidade da vida espiritual, substituindo-a por outras questões menos importantes.
Foi apresentado ainda, por parte do assessor, um breve resumo do conteúdo do texto-base do 4º. Congresso, destacando, principalmente, o desenvolvimento histórico das reflexões sobre a Dimensão Vocacional na Igreja, especificamente no Brasil e na América Latina.

Os participantes da Assembleia, divididos por sub-regiões, responderam a perguntas propostas pela preparação do Congresso e, com isso, todas as dioceses do Brasil têm a possibilidade de colaborarem diretamente nas reflexões a serem desenvolvidas.
 

Padre Alexandre Canella Sanches
SAV/PV – Arquidiocese de Ribeirão Preto