Comunicadores celebram o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Com o tema: “‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana” a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Ribeirão Preto reuniu no sábado, 1º de junho, os representantes das Equipes Paroquiais da Pascom e comunicadores para a celebração do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na solenidade da Ascensão do Senhor. O evento ocorreu em dois momentos: primeiro, o “Café com os comunicadores e o arcebispo, no Salão Dom Alberto, às 10 horas, onde os comunicadores foram acolhidos para um café da manhã, depois a reflexão de dom Moacir Silva sobre a mensagem do Papa Francisco seguido de uma rodada de perguntas dos participantes. Na sequência, às 12 horas, os participantes participaram da missa na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

O arcebispo Dom Moacir Silva realçou a importância do tema da mensagem do papa Francisco que nos propõe uma reflexão a respeito do uso da internet. “Para este dia, o Papa Francisco escolheu como tema de sua mensagem: ‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): ‘das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Ele inicia sua mensagem dizendo: Desde quando se tornou possível dispor da internet, a Igreja tem sempre procurado que o seu uso sirva para o encontro das pessoas e a solidariedade entre todos. Com esta Mensagem, gostaria de vos convidar uma vez mais a refletir sobre o fundamento e a importância do nosso ser-em-relação e descobrir, nos vastos desafios do atual panorama comunicativo, o desejo que o homem tem de não ficar encerrado na própria solidão”, expressou o arcebispo.

Dom Moacir ainda refletiu aspectos abordados pelo papa referente aos riscos e as possibilidades do uso da internet. “Ele chama também a atenção para os riscos: Se é verdade que a internet constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, verdade é também que se revelou como um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais, a ponto de muitas vezes cair no descrédito. Por fim, o Papa ensina: Se a rede for usada como prolongamento ou expectativa do encontro, então não se atraiçoa a si mesma e permanece um recurso para a comunhão. Se uma família utiliza a rede para estar mais conectada, para depois se encontrar à mesa e olhar-se olhos nos olhos, então é um recurso”, salientou o arcebispo.

O assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, padre Gilberto kasper, agradeceu o trabalho dos meios de comunicação no anúncio de boas notícias. Padre Gilberto enalteceu a adesão e acolhida dos comunicadores que prestigiam o café com os comunicadores e o arcebispo, uma aproximação e momento de celebração e confraternização entre os comunicadores da arquidiocese, as equipes paroquiais da Pascom, para agradecer o anúncio das boas notícias de nossa ação pastoral e evangelizadora arquidiocesana.

Rádio DominusRP

A rádio digital Rádio DominusRP comemorou o segundo ano do lançamento oficial ocorrido no 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2017. O trabalho da rádio tem buscado levar os valores evangélicos com uma programação diversificada: notícias, reflexões, liturgia diária, músicas e informações da vida pastoral arquidiocesana.