REPAM e CEA lançam subsídio de orações para o Sínodo

Sintonia, celebração e compromisso resumem o Tríduo do Sínodo para a Amazônia. O material, publicado hoje pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA e já enviado para as comunidades da Amazônia brasileira, reúne roteiros celebrativos para as comunidades rezarem em sintonia com a assembleia sinodal.

Preparado pela equipe da REPAM-Brasil e da CEA, o livreto é composto por três encontros iluminados pelos eixos temáticos do Instrumentum Laboris, que podem ser rezados como Ofício Divino das Comunidades nas semanas que acontecem o Sínodo, em Roma. De acordo com as orientações enviadas para as comunidades “para cada semana do Sínodo, a comunidade pode escolher o melhor dia para celebrar. É importante que antes dos encontros as pessoas responsáveis preparem o ambiente com os materiais sugeridos e outros do território, organizem o local para a celebração e convidem as comunidades, pastorais, grupos”, recomenda a equipe que preparou o conteúdo.

Leon de Souza, coordenador de articulação da REPAM-Brasil, disse que o material foi pensado para contribuir com a vida e a dinâmica das comunidades que já têm suas celebrações, da Palavra, da Eucaristia, dos Ofícios, para estarem em sintonia com o Sínodo em Roma. “Mais do que se conectar com o evento, deixar que o Espírito possa soprar no território da Amazônia é o mais importante”, afirmou Leon sobre os roteiros celebrativos.

O material impresso foi encaminhado para os regionais da CNBB presentes na Amazônia brasileira, que distribuirão às dioceses do território. A versão virtual do material pode ser baixada aqui no site da REPAM-Brasil: Tríduo do Sínodo.

Conheça a REPAM: http://repam.org.br/