MCC implanta a Escola de Formação de Mensageiros

“Há um só corpo e um só espírito…, no entanto, a cada um de nós foi dada a Graça conforme a medida do dom de Cristo… a alguns ele concedeu serem apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros pastores e mestres” (cf Ef 4, 4 -12)

O Movimento Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Ribeirão Preto deu início no dia 15 de julho, às 20 horas, na Casa do Cursilho, no Jardim Paulista, em Ribeirão Preto, a “Escola de Formação de Mensageiros” do Grupo Executivo Diocesano (GED) de Ribeirão Preto. No total serão dez encontros, sempre às segundas-feiras, e ministrados pelo cursilhista Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho), vice-coordenador do Grupo Executivo Regional (GER), com término previsto em 16 de setembro. O material utilizado pelo assessor será o livro “O Cursilho por dentro: ambientação e esquemas”, e terá ainda o apoio espiritual do assessor eclesiástico padre Wagner Luis Gomes.

O curso começou com a presença de 73 cursilhistas motivados a buscar formação e informação. A proposta da formação busca levar o cursilhista a experimentar a intimidade de Jesus Cristo, e fazer deste chamado uma missão na construção do Reino de Deus, e assim viver o carisma do MCC: “Evangelizar os Ambientes” inspirado no versículo bíblico:  “Vós sois o Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Desse modo será possível fazer a experiência concreta da “igreja em saída”, como nos pede o Papa Francisco.

O estudo se insere também na formação permanente e na questão: como vamos evangelizar, sem conhecer e se preparar para tal? A resposta vem da palavra do papa Francisco: “Uma pastoral que se compromete a levar a redescobrir a beleza da evangelização é uma pastoral que sabe olhar para os vários momentos da formação como espaço para a missão”.

A perspectiva da formação da vida do cursilhista exige um aprimoramento e encontra em São Paulo Apóstolo o testemunho da evangelização. Como São Paulo, patrono do cursilho, ficou três anos em preparação, e em formação para aprender a ver, discernir, para depois, como cristão comprometido partir para o agir transmitindo e levando a palavra em suas viagens, com  esse exemplo então o objetivo da escola de mensageiros é a de preparar o cristão leigo para melhor viver  a fé  transformando-se em pequenas comunidades de fé, com a finalidade de mudar os ambientes e redescobrir a importância de pertencer a uma comunidade, e à igreja, e como cristão comprometido colocando seus talentos a serviço da evangelização, fundamentado no tripé: Oração, Formação e Ação. Nascemos para Evangelizar!


Arley B. Coimbra de Oliveira

GED RIBEIRÃO PRETO
(16) 3636-0769 - 3325-6443
E-MAIL: mccribeiraopreto@gmail.com