Abertura arquidiocesana da Semana Nacional da Família 2019

Abertura arquidiocesana da Semana Nacional da Família 2019

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, a Pastoral Familiar, realiza a Abertura da Semana Nacional da Família, no dia 09 de agosto, às 20 horas, na paróquia São Pedro Apóstolo, na Rua Bahia, 318, Ipiranga, em Ribeirão Preto, com a missa presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva e a presença dos representantes paroquiais da Pastoral Familiar e Movimentos Familiares.

A Pastoral Familiar recorda que cada paróquia receberá um símbolo, como sugestão para ser utilizado na Semana da Família, de acordo com a programação paroquial.

Data: 09 de agosto de 2019
Horário: 20h  
Local: Paróquia São Pedro Apóstolo
Endereço: Rua Bahia, 318 (esquina com a Rua Rio Grande do Norte)
(Próximo da Avenida Dom Pedro I)
Bairro:  Ipiranga– Ribeirão Preto/SP


Semana Nacional da Família
O Hora da Família 2019 recorda os 25 anos da Campanha da Fraternidade de 1994


O subsídio Hora da Família orienta a vivência da Semana Nacional da Família que ocorre de 11 a 17 de agosto de 2019. Nesta edição procuramos distribuir a reflexão do Hora da Família sobre a pergunta: ‘A Família, como vai?’, através dos sete encontros, que, esperamos, consigam nos fazer caminhar pelas várias possibilidades de respostas que poderemos dar. Aliás, talvez, ao final da Semana Nacional da Família 2019 não chegaremos a uma resposta adequada dentro do que o próprio Deus pensou sobre essa instituição divina chamada família, mas teremos tentado ao menos nos aproximar do pensamento de Deus.

O tema deste ano é uma retomada da reflexão que marcou a Campanha da Fraternidade de 1994. Ao voltar ao passado e ver o quanto a Pastoral Familiar já cresceu, percebe-se que a família busca e precisa aprofundar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade para conquistar um papel decisivo e central.

Esse desejo de estar no centro das ações eclesiais aparece neste Hora da Família, ligando-o à Iniciação à Vida Cristã, às Políticas Públicas, ao envolvimento com as questões contemporâneas da vida urbana e à missão em meio a outras famílias.

O subsídio vem com os tradicionais encontros celebrativos da Semana Nacional da Família e refletem os seguintes temas: Família, vocação e juventude; Família e Políticas Públicas; Família, defensora da vida; Matrimônio e Família no plano de Deus, e por fim, o tema central: A família, como vai?
Além dos encontros, o material traz três celebrações temáticas para realizar no Dia das Mães, Dia dos Pais e uma celebração e consagração à Sagrada Família.

Com o tema “A família, como vai?”, a Semana Nacional da Família deste ano quer indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

“A pergunta ‘A Família como vai?’ continua a ser também para a Igreja um desafio não só por causa da complexidade que responder a ela envolve, mas principalmente porque também o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família que, não deixou de ser a célula da sociedade”, assinala o assessor nacional da Comissão Vida e Família, Padre Jorge Alves Filho.


Fonte: http://www.cnpf.org.br/