Espiritualidade e ações sociais na pauta dos trabalhos da Pastoral Universitária

A partir do mês de fevereiro, quando tivemos a missa presidida por Dom Moacir, a Pastoral Universitária (PU) iniciou seus trabalhos. Primeiramente na parte da Espiritualidade a que devemos conferir grande importância. Temos duas missas semanais no Hemocentro (USP), e no segundo semestre deste ano passaremos a ter a missa no prédio da Faculdade de Odontologia (USP). Além dessas ações, outras atividades celebrativas aconteceram, como por exemplo: Culto Ecumênico ou Culto Interreligioso em louvor e agradecimento a Deus por mais um ano que se iniciou.

Além das atividades litúrgicas, outra coisa aconteceu com mais frequência: Atendimento de Confissões e as Direções Espirituais! Como vivemos um período bastante atribulado, os universitários e outros têm buscado a Direção como meio de se encontrar no meio de tantos apelos.

No âmbito da Formação conseguimos algo que muito contribuiu para o conhecimento exegético-litúrgico. Durante a Quaresma tivemos um Curso de 15 horas sobre a Liturgia Judaica para uma melhor compreensão da nossa Liturgia. Lemos e estudamos cada texto bíblico desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa. Foi cansativo. Todavia, aqueles que puderam participar, disseram: descobrimos e entendemos coisas maravilhosas dos mistérios que celebramos. Como se trata de uma pastoral cujos participantes vivem e lidam todo dia com ciências, pudemos fazer uma Formação o bastante profunda, que eles levarão isso consigo aonde quer que vão trabalhar!

Começamos uma Ação Social singela, todavia muito instrutiva, no Café Solidário da Catedral. Mais que simplesmente servir um café com leite para os moradores de rua, o Café propõe que nós conversemos com esses homens e mulheres socialmente invisíveis ou inaudíveis da nossa sociedade! Há mais coisas que pretendemos fazer, mas ainda não estamos preparados!

Terminamos as atividades semestrais sempre com uma confraternização, que este ano foi a festa junina, e um Momento de Espiritualidade.

Espiritualidade - Neste ano, a P.U. e demais movimentos se organizaram para termos uma primeira formação sobre os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, nos dias 29 e 30 de junho, no Colégio Vita et Pax. De Campinas veio uma pessoa que já tem uma grande caminhada na Espiritualidade Inaciana. Ela se chama Néia. Ela tem o aval dos Jesuítas para realizar esse trabalho.

Foi muito positivo, pois no sábado à tarde fizemos uma partilha dos momentos que tivemos de oração silenciosa. Éramos um pouco mais que 30 pessoas e muitos ficaram surpresos com a fecundidade da Meditação e da Contemplação.

No domingo de manhã tivemos momentos de oração comunitária. O padre Giovanni expôs alguns trechos relevantes do livro “A vida contemplativa” do teólogo jesuíta falecido, Hans Urs von Balthasar. Em seguida houve momento de oração silenciosa. Concluímos o Retiro com a celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo. Estamos jubilosos porque apesar de todas as dificuldades que temos para nos reunir, dessa vez éramos muitos. E o Espírito de Deus nos conduziu no conhecimento de Jesus. Falamos em Espiritualidade Inaciana. Mas isso é um pouco impróprio: o alvo da Espiritualidade de Santo Inácio é o próprio Jesus!
 

Pe. Giovanni Augusto Vieira
Assessor da Pastoral Universitária