Casal arquidiocesano presente no XXII Congresso Nacional do ECC

Com o tema: “Evangelização, formação e missão, à caminho dos 50 anos” e o lema: “Ide e fazei discípulos meus” (Mt 28,19), aconteceu nos dias 12 a 14 de julho, no Colégio Militar, em Brasília (DF), o XXII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC). O Congresso reuniu 356 casais dirigentes regionais, arquidiocesanos e diocesanos, além dos 263 diretores espirituais regionais, arquidiocesanos e diocesanos (bispos e padres); e também 698 casais a serviço do congresso. A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada pelo Casal Arquidiocesano do ECC, Clair José Batista Pinheiro e Dirce Helena Abrão Batista Pinheiro. Durante o congresso houve o lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo e do carimbo personalizado dos 50 anos do ECC.

O Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, fez a abertura na sexta-feira (12), e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, representante do Vaticano no Brasil, presidiu a Eucaristia no sábado (13) pela manhã, surpreendendo-se com a quantidade de pessoas e dizendo que “...levarei boas impressões do Encontro de Casais com Cristo para o Papa Francisco”. Esteve presente durante todo o congresso, Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa (GO), atual Assistente Eclesiástico Nacional do Encontro de Casais com Cristo, que substituiu Dom Benedito José Gonçalves, Bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP), também presente no congresso. “O Congresso Nacional do ECC é um evento exigente e de grande importância, pensado nos mínimos detalhes com antecedência e amparado por uma intensa espiritualidade dos casais de todo o território nacional. A capela com Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Congresso, visitou dioceses, paróquias, hospitais, locais públicos, famílias, instituições, presídios, lugares de assistência aos carentes e etc. Quanta beleza espiritual e quantos atos de piedade em favor desse evento”, expressou Dom Adair em mensagem aos participantes do congresso.

Ao término do congresso foi escolhida, por diretores espirituais e casais arquidiocesanos, a cidade de São Luís (MA) para sediar o XXIII Congresso Nacional do ECC, a ser realizado em julho de 2023.

Fonte: https://congresso2019.conselhonacional.com.br/